ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA: Geografia
|
SÉRIE: 7º Ano
|
||
PROFESSOR: Loren Evelyn
|
|||
CONTEÚDO: BRASIL – FLUXOS
ECONÔMICOS E POPULACIONAIS, CONFLITOS, TENSÕES HISTÓRICAS E CONTEMPORÂNEAS
|
HORAS/AULA: 4
|
||
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 10/6
|
DATA DE ENTREGA: 17/6
|
||
OBJETIVO
DA AULA: compreender os fluxos econômicos e
populacionais, conflitos e tensões históricas contemporâneas no Brasil, em
especial no Estado de São Paulo.
JUSTIFICATIVA:
é
fundamental analisar as influências das atividades econômicas relacionadas
à ocupação e interiorização territorial do Brasil e as transformações que
ocorreram no uso e apropriação do espaço agrário e industrial ao longo da
história brasileira.
|
Roteiro para alunos que possuem
acesso à Internet
ATIVIDADE: O QUE É PRA FAZER?
Para começo de
conversa, iremos realizar a primeira atividade do seu caderno do aluno
(volume 2). Caso você ainda não o tenha, basta retirá-lo na sua escola. Bom
trabalho!!!
Analisando as duas imagens abaixo, também disponíveis
no seu caderno de Geografia na página 19, responda as perguntas a seguir:
1)
A imagem 1 é
uma representação da chegada das caravelas portuguesas no local que
futuramente seria chamado de Brasil. Quais elementos presentes no mapa
demonstram essa chegada?
2)
Ainda sobre a
imagem 1, que elementos representam técnicas de localização marinha?
3)
Observando a
imagem 1, como era o litoral brasileiro no século XVI (16)? Cite os elementos
presentes na imagem que justifiquem a sua resposta.
4)
Quais
personagens estão sendo representados na imagem 2? Qual é a condição dos
índios nesta imagem?
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário