quarta-feira, 13 de maio de 2020

Geografia - Profª Loren

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: Geografia
SÉRIE: 7º ano
PROFESSOR: Loren Evelyn
CONTEÚDO: Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil
HORAS/AULA: 4
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 11/05
DATA DE ENTREGA: 22/05


OBJETIVO DA AULA: Analisar diferentes aspectos das regiões brasileiras, em especial a região sudeste.
JUSTIFICATIVA: Embora conte apenas com quatro unidades federativas, a região Sudeste é a mais populosa do país. Segundo dados do IBGE referentes às estimativas para o ano de 2013, a região alcançou os 84,4 milhões de habitantes, sendo que quase 20 milhões destes habitam a cidade de São Paulo e sua região metropolitana.



Roteiro
Nº aulas
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?
Questões de leitura e interpretação dos mapas
4
11/5 a 22/5
- Leia o texto a seguir e responda as questões ao lado

Texto:
Região Sudeste

     A região Sudeste é uma das cinco regiões estabelecidas pela divisão regional do Brasil feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. O Sudeste é composto por quatro estados: Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, totalizando uma área territorial de 924.511quilômetros quadrados.
     Embora conte apenas com quatro unidades federativas, a região Sudeste é a mais populosa do país. Segundo dados do IBGE referentes às estimativas para o ano de 2013, a região alcançou os 84,4 milhões de habitantes, sendo que quase 20 milhões destes habitam a cidade de São Paulo e sua região metropolitana. É também na região Sudeste que se registram as maiores densidades demográficas do país, com uma média de 91,3 habitantes para cada quilômetro quadrado.
     Além de concentrar a maior parte da população brasileira, a região Sudeste também concentra a maior parte da renda média da população, sendo a região que mais contribui com o Produto Interno Bruto do Brasil. Trata-se de um reflexo histórico, pois essa região carregou sobre si a maior parte dos investimentos e produções agrícolas, sobretudo na era da economia cafeeira, sendo também a primeira área do território nacional a industrializar-se.
     Apesar de ser considerada a região mais moderna do país, a região Sudeste também carrega consigo graves problemas socioambientais, quase todos vinculados ao que se chama por macrocefalia urbana, o inchamento das grandes cidades. Dados do Censo Demográfico de 2010 revelaram, por exemplo, que o Sudeste concentra mais da metade das favelas brasileiras, notadamente nas capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. Vale lembrar que nem todas as favelas encontram-se em áreas de morro ou carecem de estruturas sociais básicas.
     Geograficamente, a região Sudeste posiciona-se quase que inteiramente sobre os Planaltos e Serras do Atlântico Leste-Sudeste, conforme a classificação do relevo brasileiro elaborada por Jurandyr Ross. Algumas áreas de São Paulo encontram-se na Depressão Periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná, enquanto o norte de Minas Gerais integra a Depressão Sertaneja e do São Francisco, em conjunto com boa parte da região Nordeste.
Após a leitura do texto, COPIE e RESPONDA as questões em seu caderno
Questões:

1) Qual número corresponde a região Sudeste?



2) Quais os estados que compõem a região Sudeste do Brasil?

3) O Sudeste brasileiro é a região mais urbanizada e possui a maior concentração industrial do país. Explique os fatores que proporcionaram esse desenvolvimento industrial nos estados do Sudeste.





quarta-feira, 6 de maio de 2020

Inglês - Profº Maria Helena


Habilidade: Reconhecer informação explícita e implícita no texto.



Atividade Avaliativa
Texto para às questões  de 01 a  03


 Who Is Neymar?

When Did Neymar First Start Playing Soccer?

Neymar da Silva Santos Jr. was born on February 5, 1992, in Mogi das Cruzes, São Paulo, Brazil. The son of a former professional soccer player, Neymar followed in his father's footsteps by playing street games and futsal, an indoor version of the game. He joined the Portuguesa Santista youth club in 1999, and within a few years was one of the most highly regarded young talents in the country [… ]
https://www.biography.com/people/neymar-21333405-

01. O título do texto, traduzido seria:
A)Quem é Neymar?  
B)O que é Neymar?
C)Como é Neymar?  
D)Como está Neymar?

02.Na oração:” When Did Neymar First Start Playing Soccer?...”, a palavra grifada significa:

A)Quando      
B)Como     
C)Quem       
D)Onde

03.De acordo com o texto:

I.Neymar nasceu em 05 de fevereiro de 1992.
II.Ele é filho de um ex técnico de futebol.
III.No trecho: Neymar followed in his father's footsteps…” as palavras grifadas correspondem respectivamente a: passos de seu pai.
IV.Neymar ingressou no clube de jovens Portuguesa Santista em 2000.
Está correto o que se afirma em:
A)I e II   
B)I e III  
C)apenas em III 
D)apenas em IV

Arte- Profº Nalu


Objetivo

Incentivar a comunidade escolar a participar de atividades de palco onde possa apresentar ao público o seu talento nato ou adquirido nas diversas aptidões e habilidades como: música, dança, dublagem, humor entre outras.em um pequeno vídeo de 2 minutos o vídeo enviado deve ser gravado dentro de casa, respeitando as restrições de isolamento social. O tema precisava ser a quarentena.


O presente projeto representa um esforço no sentido de:

·         Valorizar os talentos da comunidade escolar;
·         Incentivar os jovens através de uma competição saudável, estimulando-os ao desenvolvimento de suas aptidões artísticas;
·         Dar aos artistas da comunidade escolar a oportunidade para o desenvolvimento do seu talento nato;
·         Utilizar a música e a arte como instrumentos de promoção social;
·         Despertar na população o sentimento de valorização dos valores culturais da  comunidade escolar, como também o respeito pelo cidadão que, possuidor de dotes artísticos, não dispõe de mecanismos para mostrar sua arte, muito menos de usá-la como meio de sobrevivência;
·         Criar um cadastro de novos talentos com o objetivo de mapear o potencial artístico e cultural da escola;
Despertar a atenção do público em geral através de um trabalho de divulgação durante os shows, para a importância de valorizar os talentos apresentados, como forma de incentivá-los no desenvolvimento artístico-cultural.

segunda-feira, 4 de maio de 2020

História- prof Jocelia


ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: História
SÉRIE: 7º ano
PROFESSOR: Jocélia
CONTEÚDO: Significado da modernidade
HORAS/AULA: 3
PERÍODO: 29/04/2020
DATA DE ENTREGA: 08/05/2020


OBJETIVO DA AULA: - Identificar as principais características do humanismo e analisar seus significados e perceber as características do pensamento cientifico que se desenvolvia na época: investigação, a experimentação e a importância da observação e descrição dos fenômenos naturais.

JUSTIFICATIVA:  Compreender todo processo que se deu na modernidade, onde o ser humano passa ser o centro, valorização da razão humana e suas construções e processo de avanço da tecnologia.

ATIVIDADES 1


   Analise a imagem e responda a questões:


1.    Quem é o autor?
2.    Qual é o tema da obra?
3.    O que o autor quis representar?
4.    O que são as imagens em volta da obra?
5.    Como se articulam os simbolismos do tema da obra?
6.       Em que contexto histórico a obra foi criada?


ATIVIDADES 2
O texto a seguir apresenta um diálogo fictício entre Galileu Galilei e seu aluno e amigo Andrea, em que o cientista explica de maneira experimental a teoria heliocêntrica. Trata-se de uma adaptação da peça. “A vida de Galileu”, escrita pelo poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht entre 1938 1939.

G – Veja o que eu trouxe para você, ali atrás dos mapas astronômicos.
A – O que é isso?
G – É uma esfera armilar; mostra como as estrelas se movem à volta da
Terra, segundo a opinião dos antigos.
A – E como é?
G – Vamos investigar, e começar pelo começo: a descrição.
A – No meio tem uma esfera pequena.
G – É a Terra.
A – Por fora tem cascas, umas por cima das outras.
G – Quantas?
A – Oito.
G – São as esferas de cristal.
A – Tem bolinhas pregadas nas cascas.
G – As estrelas.
A – Tem bandeirinhas, com palavras pintadas.
G – Que palavras?
A – Nomes de estrelas.
G – Quais?
A – A bola embaixo é a Lua, é o que está escrito. Mais em cima é o Sol.
G – E agora faça mover o Sol.
A – (movendo as esferas) É bonito. Mas nós estamos fechados lá no meio.
G – É, foi o que eu também senti, quando vi essa coisa pela primeira vez. Há dois mil anos a humanidade acredita que o Sol e as estrelas do céu giram em torno dela. Mas agora nós vamos sair, Andrea, para uma grande viagem. Porque o tempo antigo acabou e começou um tempo novo. Tudo se move, meu amigo. Logo a humanidade terá uma ideia clara de sua casa, do corpo celeste que ela habita. O que está nos livros antigos não lhe basta mais. Pois onde a fé teve mil anos de assento,
sentou-se agora a dúvida. Todo mundo diz: é, está nos livros – mas nós queremos ver com nossos olhos. Como diz o poeta: “Ó manhã dos inícios!”
A - “Ó manhã dos inícios!
Ó sopro do vento
Que vem de terras novas!”
G – Você acabou entendendo o que eu lhe expliquei ontem?
A – O quê? Aquela história do Copérnico e da rotação?
G – É.
A – Não. Porque o Senhor quer que eu entenda? É muito difícil!
G – Mas eu quero que você também entenda. É para que se entendam essas coisas que eu trabalho e compro livros caros em lugar de pagar o leiteiro.
A – Mas eu vejo que o Sol de tarde não está onde estava de manhã. Quer dizer que ele não pode estar parado! Nunca e jamais!
G – Você vê! O que é que você vê? Você não vê nada! Você arregala os olhos e arregalar os olhos não é ver. (Galileu põe uma bacia de ferro no centro do quarto. Bem, isto é o Sol. Sente-se aí. (Andrea se senta na única cadeira; Galileu está de pé, atrás dele.) Onde está o Sol, à direita ou à esquerda?
A – À esquerda.
G – Como fazer para ele passar para a direita?
A – O Senhor carrega a bacia para a direita, claro.
G – E não tem outro jeito? (Levanta Andrea e a cadeira do chão, faz meia volta com ele.) Agora, onde é que o Sol está?
A – À direita.
G – E ele se moveu?
A – Ele, não.
G – O que é que se moveu?
A – Eu.
G – (berrando) Errado! A cadeira!
A – Mas eu com ela!
G – Claro. A cadeira é a Terra. Você está em cima dela. Esta aqui é a Terra; seus pés estão sobre ela; note que ao meio dia o sol está sobre sua cabeça. Você entendeu isto?
A – Sim.

 1.Você acabou de ler um texto teatral. Que elementos do texto confirmam essa afirmação?
(a)  Presença de um narrador e texto organizado cronologicamente.
(b)  Presença de personagem e teto em forma de diálogo.
(c)  Linguagem forma e exposição de informações de modo objetivo.

2.    Galileu Galilei afirma que “há dois mil anos a humanidade acredita que o sol e as estrelas do céu giram em torno da Terra”. Essa afirmação diz respeito a qual teoria? Ela foi defendida por quem?

3.    Que teoria Galileu está tentando explicar a seu aluno Andrea?

4.    As palavas de galileu apresentam algumas das principais características do Humanismo. Quais são elas? Justifique com passagens do texto.

5.    Galileu expõe uma teoria a Andea por meio de um experimento, feito com um cadeira e uma bacia de ferro. Pense em outra forma de explicar essa teoria. Em seguida apresente o resultado.

ATIVIDADE 3
 Pesquisar as seguintes descobertas:
- Atlas da Anatômia (1543)
- Moinho de Vento (1589)
- Imprensa ( 1454)
           - Lunetas (1609)
          - Globo Terrestre (1492)
 - Quando foi inventado?
- Quem foi o inventor?
- Onde foi inventado?
- Qual foi objetivo dessa invenção?










-