ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA: História
|
SÉRIE: 7º ano
|
||
PROFESSOR: Jocélia
|
|||
CONTEÚDO: Significado da
modernidade
|
HORAS/AULA: 3
|
||
PERÍODO: 29/04/2020
|
DATA DE ENTREGA: 08/05/2020
|
OBJETIVO DA AULA: - Identificar
as principais características do humanismo e analisar seus significados e
perceber as características do pensamento cientifico que se desenvolvia na
época: investigação, a experimentação e a importância da observação e descrição
dos fenômenos naturais.
JUSTIFICATIVA: Compreender todo processo que se deu na
modernidade, onde o ser humano passa ser o centro, valorização da razão humana
e suas construções e processo de avanço da tecnologia.
ATIVIDADES
1
Analise a imagem e responda a questões:
1. Quem é o autor?
2. Qual é o tema da obra?
3. O que o autor quis representar?
4. O que são as imagens em volta da obra?
5. Como se articulam os simbolismos do tema da
obra?
6. Em que contexto histórico a obra foi criada?
ATIVIDADES 2
O texto a seguir apresenta um diálogo fictício entre Galileu
Galilei e seu aluno e amigo Andrea, em que o cientista explica de maneira
experimental a teoria heliocêntrica. Trata-se de uma adaptação da peça. “A vida
de Galileu”, escrita pelo poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht entre 1938
1939.
G – Veja o que eu trouxe para
você, ali atrás dos mapas astronômicos.
A – O que é isso?
G – É uma esfera armilar; mostra
como as estrelas se movem à volta da
Terra, segundo a opinião dos
antigos.
A – E como é?
G – Vamos investigar, e começar
pelo começo: a descrição.
A – No meio tem uma esfera
pequena.
G – É a Terra.
A – Por fora tem cascas, umas por
cima das outras.
G – Quantas?
A – Oito.
G – São as esferas de cristal.
A – Tem bolinhas pregadas nas
cascas.
G – As estrelas.
A – Tem bandeirinhas, com palavras
pintadas.
G – Que palavras?
A – Nomes de estrelas.
G – Quais?
A – A bola embaixo é a Lua, é o
que está escrito. Mais em cima é o Sol.
G – E agora faça mover o Sol.
A – (movendo as esferas) É bonito.
Mas nós estamos fechados lá no meio.
G – É, foi o que eu também senti,
quando vi essa coisa pela primeira vez. Há dois mil anos a humanidade acredita
que o Sol e as estrelas do céu giram em torno dela. Mas agora nós vamos sair,
Andrea, para uma grande viagem. Porque o tempo antigo acabou e começou um tempo
novo. Tudo se move, meu amigo. Logo a humanidade terá uma ideia clara de sua
casa, do corpo celeste que ela habita. O que está nos livros antigos não lhe
basta mais. Pois onde a fé teve mil anos de assento,
sentou-se agora a dúvida. Todo
mundo diz: é, está nos livros – mas nós queremos ver com nossos olhos. Como diz
o poeta: “Ó manhã dos inícios!”
A - “Ó manhã dos inícios!
Ó sopro do vento
Que vem de terras novas!”
G – Você acabou entendendo o que
eu lhe expliquei ontem?
A – O quê? Aquela história do Copérnico
e da rotação?
G – É.
A – Não. Porque o Senhor quer que
eu entenda? É muito difícil!
G – Mas eu quero que você também
entenda. É para que se entendam essas coisas que eu trabalho e compro livros
caros em lugar de pagar o leiteiro.
A – Mas eu vejo que o Sol de tarde
não está onde estava de manhã. Quer dizer que ele não pode estar parado! Nunca
e jamais!
G – Você vê! O que é que você vê?
Você não vê nada! Você arregala os olhos e arregalar os olhos não é ver.
(Galileu põe uma bacia de ferro no centro do quarto. Bem, isto é o Sol.
Sente-se aí. (Andrea se senta na única cadeira; Galileu está de pé, atrás
dele.) Onde está o Sol, à direita ou à esquerda?
A – À esquerda.
G – Como fazer para ele passar
para a direita?
A – O Senhor carrega a bacia para
a direita, claro.
G – E não tem outro jeito?
(Levanta Andrea e a cadeira do chão, faz meia volta com ele.) Agora, onde é que
o Sol está?
A – À direita.
G – E ele se moveu?
A – Ele, não.
G – O que é que se moveu?
A – Eu.
G – (berrando) Errado! A cadeira!
A – Mas eu com ela!
G – Claro. A cadeira é a Terra.
Você está em cima dela. Esta aqui é a Terra; seus pés estão sobre ela; note que
ao meio dia o sol está sobre sua cabeça. Você entendeu isto?
A – Sim.
1.Você acabou de ler
um texto teatral. Que elementos do texto confirmam essa afirmação?
(a) Presença de um narrador e texto organizado
cronologicamente.
(b) Presença de personagem e teto em forma de
diálogo.
(c) Linguagem forma e exposição de informações de
modo objetivo.
2.
Galileu Galilei afirma que “há
dois mil anos a humanidade acredita que o sol e as estrelas do céu giram em
torno da Terra”. Essa afirmação diz respeito a qual teoria? Ela foi defendida por quem?
3.
Que teoria
Galileu está tentando explicar a seu aluno Andrea?
4.
As palavas de galileu
apresentam algumas das principais características do Humanismo. Quais são elas?
Justifique com passagens do texto.
5.
Galileu expõe uma teoria a
Andea por meio de um experimento, feito com um cadeira e uma bacia de ferro.
Pense em outra forma de explicar essa teoria. Em seguida apresente o resultado.
ATIVIDADE 3
Pesquisar as seguintes
descobertas:
- Atlas da Anatômia (1543)
- Moinho de Vento (1589)
- Imprensa (
1454)
- Lunetas (1609)
- Globo Terrestre (1492)
- Quando foi inventado?
- Quem foi o inventor?
- Onde foi inventado?
- Qual foi objetivo dessa
invenção?
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário