segunda-feira, 4 de maio de 2020

História- prof Jocelia


ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: História
SÉRIE: 7º ano
PROFESSOR: Jocélia
CONTEÚDO: Significado da modernidade
HORAS/AULA: 3
PERÍODO: 29/04/2020
DATA DE ENTREGA: 08/05/2020


OBJETIVO DA AULA: - Identificar as principais características do humanismo e analisar seus significados e perceber as características do pensamento cientifico que se desenvolvia na época: investigação, a experimentação e a importância da observação e descrição dos fenômenos naturais.

JUSTIFICATIVA:  Compreender todo processo que se deu na modernidade, onde o ser humano passa ser o centro, valorização da razão humana e suas construções e processo de avanço da tecnologia.

ATIVIDADES 1


   Analise a imagem e responda a questões:


1.    Quem é o autor?
2.    Qual é o tema da obra?
3.    O que o autor quis representar?
4.    O que são as imagens em volta da obra?
5.    Como se articulam os simbolismos do tema da obra?
6.       Em que contexto histórico a obra foi criada?


ATIVIDADES 2
O texto a seguir apresenta um diálogo fictício entre Galileu Galilei e seu aluno e amigo Andrea, em que o cientista explica de maneira experimental a teoria heliocêntrica. Trata-se de uma adaptação da peça. “A vida de Galileu”, escrita pelo poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht entre 1938 1939.

G – Veja o que eu trouxe para você, ali atrás dos mapas astronômicos.
A – O que é isso?
G – É uma esfera armilar; mostra como as estrelas se movem à volta da
Terra, segundo a opinião dos antigos.
A – E como é?
G – Vamos investigar, e começar pelo começo: a descrição.
A – No meio tem uma esfera pequena.
G – É a Terra.
A – Por fora tem cascas, umas por cima das outras.
G – Quantas?
A – Oito.
G – São as esferas de cristal.
A – Tem bolinhas pregadas nas cascas.
G – As estrelas.
A – Tem bandeirinhas, com palavras pintadas.
G – Que palavras?
A – Nomes de estrelas.
G – Quais?
A – A bola embaixo é a Lua, é o que está escrito. Mais em cima é o Sol.
G – E agora faça mover o Sol.
A – (movendo as esferas) É bonito. Mas nós estamos fechados lá no meio.
G – É, foi o que eu também senti, quando vi essa coisa pela primeira vez. Há dois mil anos a humanidade acredita que o Sol e as estrelas do céu giram em torno dela. Mas agora nós vamos sair, Andrea, para uma grande viagem. Porque o tempo antigo acabou e começou um tempo novo. Tudo se move, meu amigo. Logo a humanidade terá uma ideia clara de sua casa, do corpo celeste que ela habita. O que está nos livros antigos não lhe basta mais. Pois onde a fé teve mil anos de assento,
sentou-se agora a dúvida. Todo mundo diz: é, está nos livros – mas nós queremos ver com nossos olhos. Como diz o poeta: “Ó manhã dos inícios!”
A - “Ó manhã dos inícios!
Ó sopro do vento
Que vem de terras novas!”
G – Você acabou entendendo o que eu lhe expliquei ontem?
A – O quê? Aquela história do Copérnico e da rotação?
G – É.
A – Não. Porque o Senhor quer que eu entenda? É muito difícil!
G – Mas eu quero que você também entenda. É para que se entendam essas coisas que eu trabalho e compro livros caros em lugar de pagar o leiteiro.
A – Mas eu vejo que o Sol de tarde não está onde estava de manhã. Quer dizer que ele não pode estar parado! Nunca e jamais!
G – Você vê! O que é que você vê? Você não vê nada! Você arregala os olhos e arregalar os olhos não é ver. (Galileu põe uma bacia de ferro no centro do quarto. Bem, isto é o Sol. Sente-se aí. (Andrea se senta na única cadeira; Galileu está de pé, atrás dele.) Onde está o Sol, à direita ou à esquerda?
A – À esquerda.
G – Como fazer para ele passar para a direita?
A – O Senhor carrega a bacia para a direita, claro.
G – E não tem outro jeito? (Levanta Andrea e a cadeira do chão, faz meia volta com ele.) Agora, onde é que o Sol está?
A – À direita.
G – E ele se moveu?
A – Ele, não.
G – O que é que se moveu?
A – Eu.
G – (berrando) Errado! A cadeira!
A – Mas eu com ela!
G – Claro. A cadeira é a Terra. Você está em cima dela. Esta aqui é a Terra; seus pés estão sobre ela; note que ao meio dia o sol está sobre sua cabeça. Você entendeu isto?
A – Sim.

 1.Você acabou de ler um texto teatral. Que elementos do texto confirmam essa afirmação?
(a)  Presença de um narrador e texto organizado cronologicamente.
(b)  Presença de personagem e teto em forma de diálogo.
(c)  Linguagem forma e exposição de informações de modo objetivo.

2.    Galileu Galilei afirma que “há dois mil anos a humanidade acredita que o sol e as estrelas do céu giram em torno da Terra”. Essa afirmação diz respeito a qual teoria? Ela foi defendida por quem?

3.    Que teoria Galileu está tentando explicar a seu aluno Andrea?

4.    As palavas de galileu apresentam algumas das principais características do Humanismo. Quais são elas? Justifique com passagens do texto.

5.    Galileu expõe uma teoria a Andea por meio de um experimento, feito com um cadeira e uma bacia de ferro. Pense em outra forma de explicar essa teoria. Em seguida apresente o resultado.

ATIVIDADE 3
 Pesquisar as seguintes descobertas:
- Atlas da Anatômia (1543)
- Moinho de Vento (1589)
- Imprensa ( 1454)
           - Lunetas (1609)
          - Globo Terrestre (1492)
 - Quando foi inventado?
- Quem foi o inventor?
- Onde foi inventado?
- Qual foi objetivo dessa invenção?










-


Nenhum comentário:

Postar um comentário