ROTEIRO DE ARTE
Escola: E.E Prof João Pedro do Nascimento
Professor: Ronaldo Rafael de Oliveira Pontes
Componente curricular: Arte
Turma ano/série: 7° Ensino Fundamental
Números de aulas previstas: 1 aula
Período da realização: 15 de Outubro
Entregar da devolutivas: Próxima semana
3° BIMESTRE
Atividades Busca Ativa
15/10/2020
Atividade 3: Ação Expressiva I - Apostila páginas 16 e 17
Copiar no caderno:
Em individual ou em dupla pesquisará em livros, revistas, internet etc. imagens e informações sobre as formas de dramaturgias no teatro de animação, o seu diálogo com o teatro contemporâneo e como o uso das tecnologias modificou a maneira de acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticas.
Pode ser feita por meio da confecção de cartazes e/ou Power Point.
Atividade 4: Ação Expressiva II
A proposta dos exercícios é voltada à manipulação do boneco em si, ou seja, à atuação do ator-bonequeiro. O ator-bonequeiro precisa conhecer o movimento das mãos, a articulação dos pulsos, braços e dedos para trabalhar e estudar movimentos sem o uso do boneco. Individualmente, experimenta em fazer teatral como ator-bonequeiro, por meio das ações expressivas a seguir da página 17.
Atividade 5 – Ação Expressiva III
Criando e contando histórias com bonecos – O Teatro de Bonecos contemporâneo tem um caráter experimental que agrega por meio de pesquisas, diferentes formas de manipular, criando infinitas possibilidades poéticas de expressão artística na inserção de dança, cinema, ópera, circo, nos espetáculos. Depois da realização dos exercícios individuais de manipulação, a proposta é em grupo mais pode ser em individual ou em dupla a confecção de bonecos sem boca, com cabeça de bola de papel machê (em algumas regiões e no meio teatral, eles são conhecidos como mamulengos), para contar uma história.
Roteiro de trabalho:
● Fazer um esboço (desenho) dos bonecos.
● Improvisar uma história para ser contada. Os diálogos podem ser simples e objetivos.
● A forma característica de cada personagem deve ser determinada por um tipo de voz diferente para cada um.
● A iluminação pode ser feita com lanternas ou mesmo com a utilização dos aparelhos celulares.
● Acrescentar elementos da dança, música e/ou artes visuais.
● Registrar as cenas com máquina fotográfica, filmadora e/ou celular.
● Finalizada a atividade é o momento de compartilhar as produções em vídeo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário