segunda-feira, 5 de outubro de 2020

ARTE 5 E 8 DE OUTUBRO

 ROTEIRO DE ARTE 

Nome da escola: E.E Prof João Pedro do Nascimento 

Nome do(a) professor(a) Ronaldo Rafael de Oliveira Pontes 

Componente curricular Arte 

Turma e/ou ano/série 7° Ensino Fundamental 

Número de aulas previstas 2 aulas 

Período de realização 05 e 8 de Outubro. 

3° BIMESTRE 

05/10/2020    Atividade 4 – Ação Expressiva II: Apostila página 15 

Anota no caderno: 

Em duplas ou grupos pequenos de participantes, cada dupla ou grupo apresente uma cena improvisada a partir de um texto dramático indicado por você ou escolhido por eles, seguindo o roteiro de trabalho indicado. 

● Pesquisar e selecionar (em livros, internet etc. textos dramáticos para servirem de base para as cenas a serem encenadas). 

● Utilizar figurinos e fantasias confeccionados de papel (jornal, papel crepon, papel pardo, tnt, fita adesiva, tesoura etc.). 

● Fazer adequação e adaptação nos textos para que haja ações interativas com a participação do público. 

Grupo 1 Bruno, Débora, Estefani, Ildinei, Jhenifer, Lawanna, Marcelo, Paola, Taís, Yago: Cena improvisada – Esquete 

Grupo 2 Davi, Douglas, Guilherme, Jahir, Júlia, Luan, Marcelle, Monalisa, Ronaldo, Vinícius, Luiz: Cena improvisada – Performance 

Atividade 5 – Ação expressiva III - Apostila página 15 

Anotar no caderno: 

Para esta atividade, em duplas ou grupos, irão criar e apresentar uma cena a partir de um texto dramático indicado por você. As duplas ou os grupos irão encenar a mesma história, porém utilizarão elementos teatrais diferentes, permitindo que a forma animada torne visível a singularidade de cada personagem. Construir seu personagem, utilizando materiais recicláveis e/ ou alternativos (papel, tecido, papelão, revistas para recortes, embalagens, plástico, lã, barbante). 

Roteiro de trabalho: 

●Fazer um esboço (desenho) dos bonecos. 

●Improvisar uma história para ser contada. Os diálogos podem ser simples e objetivos. 

● Verificar a forma característica de cada personagem que deve ser determinada por um tipo de voz diferente para cada um. 

● Observar que a iluminação pode ser feita com lanternas ou mesmo com a utilização dos aparelhos celulares. 

● Acrescentar elementos da dança, música e/ou artes visuais. 

● Registrar as cenas com máquina fotográfica, filmadora e/ou celular. 

● Compartilhar as produções em vídeo, após a finalização da atividade. 

Grupo 1: Bruno, Ildinei, Marcelo, Ronaldo. 

Grupo 2: Davi, Jahir, Marcelle, Vinícius. 

Grupo 3: Débora, Jhenifer, Paola, Luiz 

Grupo 4: Douglas, Júlia, Monalisa. 

Grupo 5: Lawanna, Taís, Luiz. 

Grupo 6: Guilherme, Luan, Yago, Estefani. 


08/10/2020    Situação de Aprendizagem IV 

Habilidade (EF07AR27): Pesquisar e criar formas de dramaturgias no teatro de animação, em diálogo com o teatro contemporâneo. 

Objetos de Conhecimento: Processos de Criação 

● Formas de dramaturgias no teatro da animação; 

● Diálogo com o teatro contemporâneo. 

Habilidade articuladora (EF69AR35): Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável. 

Objetos de Conhecimento: Arte e Tecnologia 

● diferentes tecnologias e recursos digitais; 

● apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos. 

Nesta situação de aprendizagem estão previstas cinco atividades. Nelas, formas de teatro de animação em um diálogo com o teatro contemporâneo, alémde identificar as diferentes tecnologias e recursos digitais para apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos. 

Para saber mais: 

Teatro contemporâneo. Infoescola. Disponível em: : https://www.infoescola.com/teatro/teatro-contemporaneo/. Acesso em 29 jan. 2020. 

O Teatro em uma nova perspectiva tecnológica. Bdm.unb Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/6571/1/2013_CarlosdeSouzaMaciel.pdf. Acesso em: 29 jan. 2020. 

Artifícios das dramaturgias no Teatro de Formas Animadas. Revistas.udesc. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/viewFile/12507/7928. Acesso em: 29 jan. 2020. 

Formas de dramaturgias no teatro da animação. Teatrodeanimacao. Disponível em: https://teatrodeanimacao.wordpress.com/revista-eletronica/teatro-de-animacao-teatr o-de-formas-animadas/reflexoes-sobre-a-dramaturgia-no-teatro-de-animacao-para-c riancas/ Acesso em: 23jun. 2020. 

Reflexões sobre a Dramaturgia no Teatro de Animação para Crianças.Teatro de animação. Disponível em: https://teatrodeanimacao.wordpress.com/revista-eletronica/reflexoes-sobre-a-dramat urgia-no-teatro-de-animacao-para-criancas/. Acesso em 24 dez. 2019. 


Atividade 1: Sondagem - Apostila página 16. 

Nesta primeira atividade, vamos saber sobre as formas de dramaturgias no teatro de animação em diálogo com o teatro contemporâneo e quais diferentes tecnologias e recursos digitais costumam utilizar para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos. 

Copia a questões no caderno e responde: 

1. Quais formas de dramaturgias no teatro de animação que você já teve acesso? Atores se utilizando de máscaras? Formas animada, bonecos? Ou cenas com as técnicas do teatro de sombras. 



2. Quais recursos tecnológicos e digitais podemos utilizar para produzir e registrar e práticas artísticas na Linguagem teatral? Elenque estes recursos. 



3. Quais recursos tecnológicos e digitais podemos utilizar para acessar, apreciar e compartilhar práticas artísticas na Linguagem teatral? Elenque estes recursos. 




Atividade 2: Apreciação - Apostila página 16. 

Para este momento de apreciação observem atentamente as imagens e os vídeos, percebendo como acontece a criação de formas de dramaturgias no teatro de animação em diálogo com o teatro contemporâneo e, como o uso de diferentes tecnologias e recursos digitais, modificaram o modo de acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos. 

Observem as imagens da apostila página 16. 

Links:

Udesc lança documentário sobre Teatro de Animação. Udesc. Disponível em: https://www.udesc.br/noticia/udesc_lanca_documentario_sobre_teatro_de_animaca o. Acesso em: 03 fev. 2020. 

1. A Cia. Truks foi criada em 1990 e, desde então, apresenta uma constante e obsessiva busca pela perfeição técnica, pela vida e máxima expressividade de seus bonecos. Dotou o seu trabalho e pesquisa cênica de uma característica singular, ao desenvolver uma técnica particular de animação de figuras, inspirada na centenária arte japonesa do Bunraku. 

Acampatório- Cia Truks. Truks. Disponível em: http://www.truks.com.br/videos/81-cia-truks-acampatorio-teaser. Acesso em: 28 jan. 2020; 

2. Criado em 2001, o Museu Giramundo preserva a maior coleção privada de marionetes do país, com mais de 850 bonecos, além de projetos técnicos e desenhos originais de Álvaro Apocalypse (1937-2003), criador do grupo de Teatro de Bonecos.

 Na toca do coelho - Alice do Giramundo. Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=s2Tui856igY. Acesso em 03 fev. 2020. 

3. Cia. Mariza Basso de Teatro de Formas Animadas – Fundada em 2004, na cidade de Bauru, São Paulo. A transformação de objetos em bonecos-personagem – sem modificar sua característica original, dando-lhe uma multiplicidade de funções – tem sido a principal linha de pesquisa da companhia. 

Cia. Mariza Basso de Teatro de Formas Animadas. Quilombogroove. Disponível em: https://quilombogroove.com.br/speaker/mariza-basso/. Acesso em 23 fev.2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário