ROTEIRO DE ARTE
09/11/2020
Atividade 4 - Ação Expressiva II - Apostila página 13.
EXPLICAÇÃO:
(Copiar no caderno 👇 não será realizado está atividade)
Após a pesquisa realizada, organizem as informações pesquisadas, conforme os tópicos indicados na atividade anterior,
e oportunizem um momento de exposição das pesquisas.
Mas antes, quais são os recursos necessários para apresentar as suas pesquisas. Será um momento de ampliação da experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivo da percepção, do imaginário, da capacidade de simbolizar e do repertório
imagético de todos.
12/11/2020
Situação de Aprendizagem II
Habilidades:
(EF07AR03) Analisar situações nas quais as modalidades das artes visuais se integram à arquitetura e à cenografia e ao design de mobiliários.
Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas
● Situações nas quais as modalidades das artes visuais se integram à arquitetura, à
cenografia e ao design de mobiliários.
(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas à diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas
• Práticas artísticas
• Dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
EXPLICAÇÃO:
Nesta Situação de Aprendizagem estão previstas três atividades. Nelas, os objetos de conhecimento e seus modificadores.
COPIAR NO CADERNO 👇:
Arquitetura - A Arquitetura é regida por um conjunto de normas e técnicas, fazendo com que os profissionais desta área trabalhem, estudem e organizem projetos de edificações e/ou um ambiente de construção, elaborando esses espaços internos ou externos de forma criativa.
Cenografia - A cenografia trabalha com a preparação de ambientes internos ou externos, transformando-os em cenários para eventos, peças teatrais ou, até mesmo, como ambientações para filmes, novelas ou seriados.
Design de mobiliário - Os profissionais da área do Design de Mobiliário levam em
consideração a estética e funcionalidade do objeto, através dos estudos da “ergonomia”, isto é, se o objeto será pensado para quem irá utilizá-lo, sendo confortável além de bonito e funcional. Também possui relação direta com o design de interiores, já que a organização do mobiliário é importante para a transformação do espaço.
Dimensões da vida - Toda comunidade configura um contexto sociocultural composto por elementos diferentes entre si e que são quase indissociáveis. A arte incluiu-se neste viés e pode ser abordada e relacionada, com cada uma das múltiplas dimensões da vida, a partir de
experiências sensíveis.
Dimensão Social - Envolve os diferentes contextos onde seja possível ter contato com a arte: Em casa, no carro, na rua, no trabalho, no mercado, no shopping etc.
Dimensão Cultural - Considera o ambiente onde vivemos, que influencia nossos padrões culturais, entre eles o tipo de produto artístico a que somos expostos. Por exemplo: em localidades mais próximas ao campo, as pessoas tendem a ter mais contato e apreciar músicas do gênero sertanejo. Sendo assim, a partir do produto artístico que é apreciado, é possível perceber as influências culturais locais.
Dimensão Política - O viés político está ligado às influências culturais e estéticas de outros países e culturas, na produção artística local, regional etc.
Dimensão Histórica - A relação histórica se observa pelo registro de fatos e
acontecimentos que ficaram marcados na/pela produção artística. Por exemplo: a música do filme Titanic; o hino da vitória que era tocado quando o piloto de fórmula 1, Ayrton Senna, vencia uma corrida.
Dimensão Econômica - Tem relação com o consumo de produtos artísticos produzidos em massa pela indústria cultural ou em quantidades restritas/artesanais – livros, objetos,
fotografias, gravuras, mídias digitais etc.
Dimensão Estética - Está relacionada às relações sensoriais de apreciação, deleite, afetivas e sentimentais, estabelecidas intelectualmente, em diferentes situações vividas pelo sujeito e que envolvem um produto artístico.
Dimensão Ética - Está ligada a pensamentos, conceitos e valores positivos, a não discriminação, à aceitação da diversidade e ao respeito, consolidados e estabelecidos pela sociedade, normalmente transmitidos no convívio social.
Para saber mais:
Quando se fala em arquitetura, cenografia e design de mobiliários, deve-se lembrar da Escola Bauhaus, que surgiu na Alemanha, fundada por Walter Gropi, e perdurou entre os anos de 1919 a 1933. Dentro de sua filosofia de trabalho, seus fundadores vinham com a ideia de trazer a figura do artesão para o universo das artes industriais. Essa escola desenvolveu várias técnicas e conceitos que mudaram as artes industriais, a arquitetura e as
produções artísticas de mobiliários até os dias atuais. Ao relacionar essas práticas artísticas com as diferentes dimensões da vida, aponta-se justamente que, na época, houve toda uma necessidade dessas mudanças, influenciando e sendo influenciado pela história, seu contexto
social, político, econômico e principalmente estético, de uma cultura e época. 1- Escola de Arte Bauhaus - Cultura Genial. Disponível em:
https://www.culturagenial.com/bauhaus/. Acesso em: 03 mar. 2020.
2- Tudo Sobre Arquitetura - Buildin. Disponível em:
https://www.buildin.com.br/tudo-sobre-arquitetura/. Acesso em: 03 mar. 2020.
3- O Que É Cenografia? - Fósforo. Disponível em:
https://fosforocenografia.com.br/o-que-e-cenografia/. Acesso em: 03 mar. 2020.
4- História do Mobiliário - Academia. Disponível em:
https://www.academia.edu/9102100/HISTORIA_DO_MOBILIARIO. Acesso em: 03 mar. 2020.
Atividade 1 - Sondagem - Apostila página 14
(Responder as questões da apostila)
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