sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Arte 7°EF 16.19/11 4°Bimestre

 ROTEIRO DE ARTE

Escola:

E.E Prof João Pedro do Nascimento

Professor:

Ronaldo Rafael de Oliveira Pontes

Componente curricular:

Arte

Turma ano/série:

7° Ensino Fundamental

Números de aulas previstas:

2 aulas


Páginas da apostila:

14, 15, 16 e 17.


Período da realização:

16 e 19 de Novembro 

Entregar da devolutivas:

Assim que forem finalizando por favor mandar fotos pra o professor, e os alunos que não puderem mandar fotos por gentileza realizar numa folha colocar o nome e entregar até a escola as atividades.


Busca Ativa


16/11/2020

Atividade 2 - Apreciação


EXPLICAÇÃO:

Analise as imagens e os vídeos.

Este momento de apreciação será desenvolvido em três etapas em que as situações nas quais as modalidades das artes visuais se integram à arquitetura, à cenografia e ao design de mobiliários são apresentadas.

Para que a atividade seja desenvolvida de forma plena, apresente os links de sites e 

vídeos indicados para vocês estudantes possam contemplar alguns destes elementos, e fazer uma relação das modalidades práticas artísticas à diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética, bem como analisar as situações nas quais as modalidades das artes visuais se integram a elas.


COPIAR NO CADERNO 👇:

Etapa A - Arquitetura: 

Para esta expedição, a apreciação de um projeto arquitetônico que vem sendo desenvolvido há mais de 100 anos, a Igreja da Sagrada Família, localizada na cidade de Barcelona – Espanha, .que foi iniciada pelo arquiteto Francisco de Paula Villar em 1882, o qual desistiu do projeto inicial, que foi assumido e reidealizado pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí (1852-1926).

Apesar do projeto arquitetônico existir há mais de 140 anos, sua construção vem 

sofrendo influências em seu estilo ao longo dos anos, com base nos movimentos artísticos-culturais que ocorreram até os dias atuais. Quando o projeto for finalizado, será um marco 

histórico e cultural, um exemplo de todas as escolas de artes e movimentos que impactaram uma sociedade e uma época.


Antoni Gaudí (1852-1926).

Apesar do projeto arquitetônico existir há mais de 140 anos, sua construção vem 

sofrendo influências em seu estilo ao longo dos anos, com base nos movimentos artísticos-culturais que ocorreram até os dias atuais. Quando o projeto for finalizado, será um marco 

histórico e cultural, um exemplo de todas as escolas de artes e movimentos que impactaram uma sociedade e uma época.


Apostila página 16 acompanhe:


COPIAR NO CADERNO 👇:

Etapa B - Cenografia:

Aprofundando nesta vertente, o assunto é a cenografia. O cenógrafo é responsável 

por “dar vida” a um local ou ambiente, baseando-se nos scripts e roteiros do teatro, cinema, série ou novela, e dependendo da época em que a história ocorre, ele terá que pesquisar referências histórico/culturais, para criar uma ambientação mais fiel possível da forma 

idealizada pelos escritores. Para isso, também é necessário o estudo de materiais, texturas, iluminação, móveis e objetos de cena, para compor este espaço. Para conhecer mais sobre a 

cenografia e como são produzidos os cenário e objetos de cena, acesse o link abaixo:


Conheça o cenógrafo, profissional que cria cenários de todos os tipos e gostos - Tribunal Superior do Trabalho. Disponível em: http://gg.gg/husq1. Acesso em: 04 mar. 2020.


Making of Castelo Rá-Tim-Bum! - TV Cultura. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tugZDzr48f0. Acesso em: 04 mar. 2020.


EXPLICAÇÃO:

O vídeo favorece discussões relevantes sobre referências, construção de identidades, ruptura de estereótipos, elementos que podem ser explorados pelo professor no momento da apreciação. 

Ao assistir o vídeo acima, percebem como é ao processo de criação, produção e construção de cenário, do programa Castelo Rá-Tim-Bum! da TV Cultura.

Comente com os estudantes a influência do arquiteto Antoni Gaudí e todo o trabalho do cenógrafo, também falado no bimestre anterior, na linguagem de teatro. 


COPIAR NO CADERNO 👇:

Etapa C - Design de Mobiliários:

Assim como é importante pensar na estrutura de uma construção, sendo ela 

residencial ou comercial, sua função e design causarão um grande impacto para aqueles que a utilizaram ou frequentaram. Mas não podemos esquecer, que se ela estiver vazia, será apenasum “grande esqueleto”. Para que seu interior combine e se relacione com o seu exterior, é 

necessário que exista um estudo para o desenvolvimento dos objetos que complementarão a personalidade daquele ambiente. Dessa forma, os designers de mobiliários ou designers de interiores possuem uma grande importância e identidade, por criarem esses objetos ou 

espaços, estudando formas, materiais, texturas, cores, iluminação, tipos de tecidos, estamparias, para poderem criar os objetos que revolucionaram o conceito de design. 


RESPONDE AS QUESTÕES DA APOSTILA PÁGINA 17:


Para saber mais:

1 - Igreja da Sagrada Família: Obra Prima de Antoni Gaudi - História com Gosto. Disponível em: https://historiacomgosto.blogspot.com/2015/10/igreja-da-sagrada-familia-obra-prima-de.html. Acesso em: 03 mar. 2020.

2 - Clássicos da Arquitetura: La Sagrada Família/Antoni Gaudí - Arch Daily. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/787647/classicos-da-arquitetura-la-sagrada-familia-antoni-gaudi. Acesso em: 03 mar. 2020.

Para conhecer um pouco mais sobre a Bauhaus e suas criações, sugerimos os links: 

3. 100 Anos de Bauhaus - Vivieuvi. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sne0k5Boz4c. Acesso em: 03 mar. 2020.

4. Visitei a Bauhaus na Alemanha - Vivieuvi. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CoqeeUthv3A. Acesso em: 03 mar. 2020.

5. História do Mobiliário - Academia. Disponível em: https://www.academia.edu/9102100/HISTORIA_DO_MOBILIARIO. Acesso em: 03 mar. 2020.

6. História do Mobiliário - SlideShare. Disponível em: https://pt.slideshare.net/TelmaMoura/historia-do-mobiliario. Acesso em: 04 mar. 2020.



19/11/2020

Atividade 3 - Ação Expressiva I


EXPLICAÇÃO:

Nesta atividade os estudantes se dividirão em duplas ou em individual e analisarão as situações nas quais as modalidades das artes visuais se integram à arquitetura, à cenografia e ao design de mobiliários, por meio de uma pesquisa sobre uma construção representativa de sua região, ou sobre uma peça de mobiliário, e relacioná-las às práticas artísticas e às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.


Uma cadeira de balanço pode ser um ótimo exemplo de mobiliário a ser pesquisado, pensando nas dimensões da vida que a cercam. Por exemplo: A quem pertence/pertenceu? Quem, quando e onde foi inventado esse tipo de cadeira? Este tipo de cadeira existe em todos os lugares do mundo? Quanto custa uma cadeira como essa? Quais são os tipos de cadeira de balanço que existem? O mesmo pode ser feito com uma construção representativa de sua região (um prédio, uma ponte, uma praça etc) ou com uma cena de filme, série, novela ou desenho. 


Ao final da atividade, cada duplas ou o individual deverá apresentar o resultado de sua pesquisa por meio de apresentações digitais ou cartazes.


  1. ARQUITETURA: 

ALUNOS: Bruno, Luiz, Douglas, Taís, Jahir, Monalisa, Lawanna.


  1. CENOGRAFIA:

ALUNOS: Kainan, Débora, Vinícius, Ildinei, Paola, Júlia, Marcelle.


  1. DESIGN DE MOBILIÁRIO:

ALUNOS: Davi, Yago, Estefani, Ronaldo, Jhenifer, Marcelo, Luan.




NÃO ESQUEÇAM DE MANDAR FOTOS DAS ATIVIDADES FINALIZADAS PARA O PROFESSOR:


Nenhum comentário:

Postar um comentário