sábado, 2 de maio de 2020

Ciências - Prof Michele

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: Ciências
SÉRIE: 7 º ano A
PROFESSOR: Michele
CONTEÚDO: Formas de propagação de calor
HORAS/AULA: 4h/a
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 27/04/2020
DATA DE ENTREGA: 04/05/2020


OBJETIVO DA AULA: : Analisar e identificar as formas e propagação de calor; Utilizar o conhecimento das formas de propagação de calor e justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio do funcionamento de alguns equipamentos; Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.
JUSTIFICATIVA: Compreender como ocorre as trocas e alterações de temperaturas em objetos, líquidos e/ou ambiente.



Roteiro para alunos que possuem não acesso à Internet

Nº aulas
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?
PÁGINAS DO LIVRO DE
1
27/04
Vamos relembrar conceitos vistos em sala, realize a leitura do livro Didático de Ciências 7º ano

204 e 205
1
28/04
Realize a leitura do livro Didático Ciências 7º ano.
Copie em seu caderno e responda as duas questões propostas na página 208- De olho no tem
206 a 208
1
29/04
Realize a leitura do livro Didático Ciências 7º ano.
Copie em seu caderno e responda as duas questões propostas na página 211- De olho no tem
209 a 211
1
30/04
Copie em seu caderno e responda as atividades 1 a 4,   propostas no livro Didático Ciências 7º ano
212

Roteiro para alunos que possuem acesso à Internet
Nº aulas
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?
SITE
1
27/04
Vamos relembrar conceitos vistos em sala, realize a leitura do texto encontrado no site ao lado

1
28/04
Copie em seu caderno e responda as duas questões propostas a seguir:
1.    Explique o que acontece com as partículas do líquido do termômetro de coluna quando se observa sua dilatação.
2.    Quais são as características que um líquido precisa ter para ser utilizado em um termômetro de coluna líquida?

1
29/04
Realize a leitura do texto, encontrado no site ao lado
Copie em seu caderno a tabela e as questões a seguir e responda :
 Material
Calor específico
(cal/g . ºC)
Água
1,00
Tomate
0,95
Batata
0,82
Carne de Frango
0,80
Carne de Porco
0,50
Madeira
0,42
Mel
0,36
Ferro
0,11
Chumbo
0,031

Observe a tabela acima com as informações sobre o calor específico e responda.
1.    Qual material ou alimento terá sua temperatura aumentada ( ou reduzida) com a menor quantidade de calor?
2.    Qual material ou alimento exige uma quantidade maior de calor para aquecer ou resfriar?
1
30/04
Copie em seu caderno e responda as atividades a seguir:
1.    Responda às questões:
a)    O que acontece com a temperatura de um café quente e a de um refrigerante gelado quando são deixados sobre a mesa? Por quê?
b)    Faça um desenho representando as partículas da água na forma sólida (gelo), líquida e gasosa(vapor). Qual desses três estados apresenta maior energia cinética?
c)    Para medir a temperatura do nosso corpo, colocamos um termômetro sob a axila ou sob a língua. Por que é necessário aguardar um tempo antes de fazer a leitura?
d)    Como funciona um termômetro de coluna líquida?
2.    Reescreva as frases incorretas fazendo as correções necessárias:
a)    Calor é a energia térmica contida nos corpos.
b)    A temperatura é a medida do calor de um corpo.
c)    Portas e janelas devem ser fechadas para não deixar o frio entrar no ambiente.
d)    Quando um corpo recebe calor sua temperatura sempre aumenta.
3.    Um copo de suco gelado é colocado dentro de uma vasilha que contém água em temperatura ambiente. Desconsidere as trocas de calor que eles terão com o ambiente. Em seguida responda as questões:
a)    Indique qual objeto deve receber calor e qual deve cedê-lo.
b)    Em que momento a troca de calor entre os objetos devem acabar?
4.    Conseguimos com mais facilidade derreter o gelo ou ferver a água? Por quê? Considere o conceito de calor latente para refletir sobre esta questão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário