ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA: Ciências
|
SÉRIE: 7 º ano A
|
||
PROFESSOR: Michele
|
|||
CONTEÚDO: Formas de
propagação de calor
|
HORAS/AULA: 4h/a
|
||
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 27/04/2020
|
DATA DE ENTREGA: 04/05/2020
|
OBJETIVO DA AULA: : Analisar
e identificar as formas e propagação de calor; Utilizar o conhecimento das
formas de propagação de calor e justificar a utilização de determinados
materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio do
funcionamento de alguns equipamentos; Diferenciar temperatura, calor e sensação
térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.
JUSTIFICATIVA:
Compreender
como ocorre as trocas e alterações de temperaturas em objetos, líquidos e/ou
ambiente.
Roteiro para alunos que possuem não acesso à Internet
Nº aulas
|
Nº
|
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?
|
PÁGINAS DO LIVRO DE
|
1
|
27/04
|
Vamos
relembrar conceitos vistos em sala, realize a leitura do livro Didático de
Ciências 7º ano
|
204 e 205
|
1
|
28/04
|
Realize a leitura do livro Didático Ciências 7º
ano.
Copie em seu caderno e responda as duas questões
propostas na página 208- De olho no tem
|
206 a 208
|
1
|
29/04
|
Realize a leitura do livro Didático Ciências 7º
ano.
Copie em seu caderno e responda as duas questões propostas
na página 211- De olho no tem
|
209 a 211
|
1
|
30/04
|
Copie em seu caderno e responda as atividades 1 a
4, propostas no livro Didático
Ciências 7º ano
|
212
|
Roteiro para alunos que possuem
acesso à Internet
Nº aulas
|
Nº
|
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?
|
SITE
|
||||||||||||||||||||
1
|
27/04
|
Vamos
relembrar conceitos vistos em sala, realize a leitura do texto encontrado no site
ao lado
|
|||||||||||||||||||||
1
|
28/04
|
Copie em seu caderno e responda as duas questões
propostas a seguir:
1. Explique o que acontece com as partículas do
líquido do termômetro de coluna quando se observa sua dilatação.
2. Quais são as características que um líquido
precisa ter para ser utilizado em um termômetro de coluna líquida?
|
|
||||||||||||||||||||
1
|
29/04
|
Realize a leitura do texto, encontrado no site ao
lado
Copie em seu caderno a tabela e as questões a
seguir e responda :
Observe a tabela acima com as informações sobre o
calor específico e responda.
1. Qual material ou alimento terá sua temperatura
aumentada ( ou reduzida) com a menor quantidade de calor?
2. Qual material ou alimento exige uma quantidade
maior de calor para aquecer ou resfriar?
|
|||||||||||||||||||||
1
|
30/04
|
Copie em seu caderno e responda as atividades a
seguir:
1. Responda às questões:
a) O que acontece com a temperatura de um café quente
e a de um refrigerante gelado quando são deixados sobre a mesa? Por quê?
b) Faça um desenho representando as partículas da
água na forma sólida (gelo), líquida e gasosa(vapor). Qual desses três
estados apresenta maior energia cinética?
c) Para medir a temperatura do nosso corpo, colocamos
um termômetro sob a axila ou sob a língua. Por que é necessário aguardar um
tempo antes de fazer a leitura?
d) Como funciona um termômetro de coluna líquida?
2. Reescreva as frases incorretas fazendo as
correções necessárias:
a) Calor é a energia térmica contida nos corpos.
b) A temperatura é a medida do calor de um corpo.
c) Portas e janelas devem ser fechadas para não
deixar o frio entrar no ambiente.
d) Quando um corpo recebe calor sua temperatura
sempre aumenta.
3. Um copo de suco gelado é colocado dentro de uma
vasilha que contém água em temperatura ambiente. Desconsidere as trocas de
calor que eles terão com o ambiente. Em seguida responda as questões:
a) Indique qual objeto deve receber calor e qual deve
cedê-lo.
b) Em que momento a troca de calor entre os objetos
devem acabar?
4. Conseguimos com mais facilidade derreter o gelo ou
ferver a água? Por quê? Considere o conceito de calor latente para refletir
sobre esta questão.
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário