terça-feira, 14 de julho de 2020

Arte- Profª Nalu




Leitura e pesquisa

Balé clássico

O balé clássico é o mais metódico dentre todos os estilos de balé e também é o que mais adere às técnicas de balé tradicionais. Existem algumas variações em relação à área de origem deste gênero, entre elas, o balé russo, francês, italiano e dinamarquês. Entretanto, nos últimos dois séculos, a maioria dos fundamentos do balé é baseada nos ensinamentos de Carlo Blasis.
Os estilos mais conhecidos de balé são o método russo, o método italiano, o método dinamarquês, o método Balanchine ou método New York City Ballet e os métodos Royal Academy of Dance e Royal Ballet School, derivados do método Cecchetti.
As primeiras sapatilhas de balé tinham as pontas terrivelmente pesadas para permitir que a bailarina ficasse na ponta dos pés facilmente e aparentasse leveza. Mais tarde ela foi convertida na atual constituição, onde uma “caixa” abriga a ponta dos pés da bailarina e lhe dá suporte para manter o equilíbrio.
As principais posições desse balé são a postura reta e giros exteriores dos membros inferiores com o corpo na vertical e na simetria.
O balé clássico apresenta variações conforme a origem dos bailarinos, pois sofreu influencias italianas, francesas  e russas.
isso fez com que cada país desenvolvesse algumas técnicas exclusivas, que resultaram diferenças na forma como hoje são executados passo a passo.
Atualmente a maioria das escolas de balé seguem o estilo clássico, liderado pelo italiano Carlos Blasis, conhecido por muitos como pai do balé. https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Bal%C3%A9

Balé Contemporâneo

O balé contemporâneo é uma forma de dança influenciada pelo balé clássico e pela dança moderna. Utiliza a técnica e o trabalho nas pontas dos pés vindos do balé clássico. Este tipo de dança permite uma maior amplitude de movimentos que não são comuns nas escolas tradicionais de balé. Muitos de seus conceitos vêm de idéias e inovações ocorridas na dança moderna do século XX.
Ariadna Georgia é freqüentemente considerado como tendo sido o pioneiro do balé contemporâneo, através do desenvolvimento do balé neoclássico. O balé neoclássico é importante para a evolução do corpo humano. https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Bal%C3%A9_rom%C3%A2ntico

Balé Romântico

O Balé Romântico é definido inicialmente como um balé mais suave e com conotação romantica, um movimento ligado a arte e literatura dos mais antigos e que se consolidaram mais cedo na história do Balé.O balé romântico buscava através da técnica a expressão, a fluidez do corpo e do movimento. Temos como característica dele a idealização do amor, a elevação do espírito, a divisão entre Vivos X Espíritos. No balé romântico encontramos a mulher idealizada, etérea, inacessível, inalcançável. Usavam a sapatilha de ponta como instrumento técnico que deixava a mulher mais leve e mais expressiva. Tinha cenários sombrios e camponeses idealizados. A grande parte dos balés românticos era composta por dois atos, um em um mundo real e o outro no mundo espiritual que se chamava ato branco.
Esse tipo de dança tornou-se notório na época devido o movimento literários romântico que acontecia em boa parte da Europa na primeira metade do século XIX. Os balés que seguem a linha do romântico pregam a magia e a delicadeza. Nesses ballets se usavam os chamados tutus românticos, saias mais longas que o tutu prato. São geralmente floridas lembrando moças do campo.[1]
O auge do balé no século XV foi em um evento organizado por Balthasar del Beaujoyeulx chamado Ballet comique de la Reine que durava cinco horas e tinha carros alegóricos. Luís XIV criou as duas escolas: a de balé e a de música que tinha como diretor Jean Baptiste Lully. Jean Bapsiste em Cartas sobre Dança propunha que a dança poderia sozinha fazer a função de todas as outras artes, ele também organizou as 5 posições do balé.
Alguns exemplos de balé românticos:
              La Sylphide (Philippe Taglione, 1832)
              Giselle (Jean Coralli, Jules Perrot, 1841)
              Paquita (Joseph Mazilier, 1846)
              Le Corsaire (Joseph Mazilier, 1856)
              Coppélia (Arthur Saint-Léon, 1870)


                                                   Balé Classico

                                                 Balé Contemporâneo

                                                   Balé Romântico

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