sexta-feira, 3 de julho de 2020

Geografia- Profª Loren

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO

DISCIPLINA: Geografia
SÉRIE: 7º Ano

PROFESSOR: Loren Evelyn

CONTEÚDO:   Formação territorial do Brasil
HORAS/AULA: 8
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 23/6
DATA DE ENTREGA: 7/7




OBJETIVO DA AULA: Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial e discutir os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas no Brasil, em especial no Estado de São Paulo.

JUSTIFICATIVA: é fundamental analisar as influências das atividades econômicas relacionadas à ocupação e interiorização territorial do Brasil e as transformações que ocorreram no uso e apropriação do espaço agrário e industrial ao longo da história brasileira. 



Neste roteiro daremos sequência aos nossos estudos do caderno do aluno, desenvolva o roteiro com bastante atenção. Em caso de dúvida, contacte seu professor para maiores esclarecimentos. Não esqueça de enviar uma foto, para registro da sua atividade! Bons estudos!!!



Atividade 1



Leitura e interpretação de texto. Fazer a leitura dos dois textos a seguir, grifando
 
as palavras desconhecidas. Após grifá-las pesquise o significado das palavras, 


 descrevendo as em seu caderno. Textos disponíveis na página 20 do caderno volume 2.



              C) A porção leste do Brasil ficou como território de qual país europeu?
              D) Em quantas capitanias hereditárias Portugal dividiu o Brasil?
.             E) Cite o nome das capitanias hereditárias.

Atividade 4-

As capitanias hereditárias foram a primeira tentativa de Portugal de organização e controle do território brasileiro já conquistado. Na verdade, elas podem ser consideradas os primeiros estados do Brasil, sendo que cada uma contava com seu próprio governador.
Quais capitanias hereditárias possuem nome de estados brasileiros atuais?

Atividade 5-

Leia e copie o fragmento a seguir no seu caderno, como forma de registro do conteúdo trabalhado neste roteiro.

As capitanias hereditárias

As capitanias hereditárias foram um sistema administrativo criado pela Coroa Portuguesa no Brasil em 1534. Elas consistiam na divisão do território em quinze faixas de terras que seriam entregues a portugueses da confiança de D. João III.
 Foi a primeira divisão territorial e administrativa estabelecida na colônia. As terras poderiam ser passadas de pai para filho, por isso receberam o nome de hereditárias. O principal objetivo era povoar a colônia, impedindo que invasores se estabelecessem no território.
     Duraram apenas dezesseis anos, até que em 1548 surgiu o Governo-Geral, responsável por centralizar a administração colonial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário