|
|||||||||||||||||||||||||||||
|
OBJETIVO
DA AULA:
O entusiasmo como combustível para abastecer minha energia
JUSTIFICATIVA:
Projeção para o futuro,
|
||||||||||||||||||||||||||||
: AS IDEIAS VIRAM COISAS: ENTÃO, COMECE!
Competências
socioemocionais em foco: Organização, Empatia e Respeito Você é uma pessoa
que tem muitas ideias? É comum acontecerem situações dentro da escola e fora
dela que exigem que você tenha ideias a todo o momento. Essa atividade
abordará, portanto, questões sobre o processo que vai da construção de uma
ideia até a sua realização. Assim, além de provocá-lo(a) na realização do que
você deseja, essa atividade estimula a sua imaginação criativa, para que
possa ter ideias voltadas para a solução de problemas comuns à sua vida
escolar e, juntamente com os seus colegas, possa colocá-las em prática.
PROJETO DE VIDA 71
|
ATIVIDADE: O ESPERAR PELA
FESTA: O ENTUSIASMO É O COMBUSTÍVEL QUE COLORE OS MEUS DIAS! Competência
socioemocional em foco: Entusiasmo
Situação de
Aprendizagem 3: UM CORDÃO NO PAPEL É hora de pensar sobre tudo o que lhe
aconteceu até hoje e como isso se relaciona com o que você é e o que você
quer ser. Faça uso dos materiais para expressar, por meio desenhos, no seu
Diário de Práticas e Vivências, as suas respostas às questões abaixo:
•
O que é pertencer a escola? •
Como foi o seu
primeiro dia de aula na escola como estudante do 7o ano? • O que é ser um estudante do 7o ano?
•
Indique um fato ocorrido na sua vida ou ação desenvolvida por você na
escola que representou algo importante ou que o(a) deixou feliz.
•
Indique algo que o(a) fez acreditar ainda mais no seu potencial de
realizar os seus sonhos.
ATIVIDADE: O QUE É E QUANDO
É O FUTURO Competência em foco: Foco e
Responsabilidade
Nessa atividade você vai refletir um pouco mais sobre você e os seus sonhos
falando sobre o que é o futuro para você. Para isso, você terá que focar no
que você é hoje e o que deseja ser daqui a alguns anos. Não se limite a
pensar em algo que parece muito difícil de acontecer só porque existem muitos
obstáculos a serem vencidos.
Situação de
Aprendizagem 4: ENTÃO, COMO SERÁ? 1. Considere que a imagem abaixo representa
o seu caminho percorrido ao longo da vida e responda no seu Diário de Prática
e Vivências:
2. Agora,
considerando o que você escreveu no seu Diário de Práticas e Vivências, na
questão anterior, pense: quais as escolhas ou atitudes que você acredita que
deve ter no presente para realizar aquilo que você deseja ser no futuro?
Dinâmica: Escreva uma carta para você mesmo,
incentivando a realizar escolhas que o faça feliz. Feche a carta e só abra
daqui a cinco anos.
Dica:
Ponto de chegada: O que quero ser?
Ponto de partida: Quem sou
eu?
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário