terça-feira, 18 de agosto de 2020

7°EF Roteiro de Arte

 ROTEIRO DE ARTE

Nome da escola: E.E Prof João Pedro do Nascimento


Nome do(a) professor(a)


Ronaldo Rafael de Oliveira Pontes

Componente curricular 


Arte

Turma e/ou ano/série


7° Ensino Fundamental

Temporalidade

Número de aulas previstas


2 aulas

Período de realização


10 e 12 de Agosto


Habilidades e competências


(EF07AR24): Reconhecer e apreciar artistas, grupos e coletivos cênicos de teatro de animação paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em 

teatro.


(EF69AR33): Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.).

Objetos do conhecimento

Conteúdos

Contextos e Práticas

● Artistas, Grupos e Coletivos Cênicos de Teatro de Animação de diferentes épocas

● Modos de Criação, Produção, Divulgação, Circulação e organização profissional em teatro


Contextos e Práticas

● aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística

● narrativas eurocêntricas 

● diversas categorizações da arte


Atividades a serem trabalhadas




3° Bimestre 


10/08/2020

Atividade 2 – Apreciação - Apostila página 8,9 e 10


Esta atividade está dividida em dois momentos de apreciação de imagens e vídeos indicados que mostram um pouco das diferentes técnicas do teatro de animação apresentados por artistas, grupos e coletivos cênicos regionais, nacionais e internacionais, para fomentar as investigações, reflexões e análises sobre o Teatro de animação e seus contextos. Vocês estudantes teveram observar detalhadamente as imagens, percebendo os 

processos de criação, produção, divulgação e circulação e organização profissional em teatro apresentados nos vídeos, registrando suas impressões no caderno juntamente com as 

respostas das questões indicadas.


Momento 1

● Apreciação de imagens e vídeos: Artistas, Grupos e Coletivos Cênicos de Teatro de Animação de diferentes épocas.

1. Manipulação de Bonecos. Trabalhos de Álvaro Morau e Drico de Oliveira. Fonte: Eliana Florindo/ Suzano/ 2018. 

2. Detalhe das mãos dos manipuladores. Grupo Gats. Fonte: Evania Escudeiro/Caraguatatuba - SP/ 2013. 

3. Cartazes da espetáculos do Grupo Giramundo. Fonte: Evania Escudeiro – Belo Horizonte MG/ 2018.

4. Teatro Infantil de Bonecos da Cia. Articularte. Fonte Evania Escudeiro – Araraquara – SP/ 2019


Vídeos: 


Fitafloripa 2009 3º Festival Internacional de Teatro de Animação. Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=O0zQfkgSE1M.Acesso em: 24 dez. 2019.

LE PLUS GRAND CABARET DU MONDE. Youtube. Disponível em: 

https://www.youtube.com/watch?v=CcoPdIpYuhc. Acesso em: 24 dez. 2020.


Cia Truks. Disponível em: Youtube. https://youtube/xxlEtZ4fs18. Acesso em: 24/02/2020 .


Grupo Giramundo. Youtube. Disponível em: https://youtube/ICudBdiOkkg. Acesso em: 24/02/2020.


TEATRO DE BONECOS - TV GUIA DO ATOR (Programa 64). Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=a0UA_AIGiyA&t=1s. Acesso em: 24 dez. 2019.


Cia Articularte. Youtube. Disponível em: https://youtube/W-CMLQujVjs Acesso em: 24/02/2020.


Momento 2 

● Apreciação de imagens e vídeos: Modos de Criação, Produção, Divulgação, Circulação e organização profissional em teatro.

● Apreciação de vídeos - Modos de Criação, Produção, Divulgação, Circulação e organização profissional em teatro.


Links:

Desvendando o Teatro de Animação. Truks Disponível em: http://www.truks.com.br/videos/59-desvendando-o-teatro-de-animacao. Acesso em: 27 dez. 2019.


Grupo Sobrevento. Youtube. Disponível em: https://youtube/TVyYPFIVQ00. Acesso em: 24/02/2020.


Em seguida, respondem em seus cadernos às questões a seguir:

1.O que a sequência de imagens apresenta?






2.Você já assistiu alguma apresentação de teatro de animação? Onde? Escola, igreja, praça ou parque). Se já assistiu, se lembra qual foi a técnica utilizada?






3.O que chamou mais sua atenção no vídeo: “Fitafloripa 2009 3º Festival Internacional de Teatro de Animação”? 






4. Nos vídeos apresentados, é possível perceber que existe uma história? Você poderia 

resumi-las.






5.Já conhecia as companhias de Bonecos – Giramundo, Gats. Trucks, Articularte? 






6.Além dos artistas e grupos apresentados conhece algum outro? Quais?






7.Quais as diferenças e semelhanças nos modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização profissional em teatro apresentados nos vídeos?






12/08/2020

Copiar está atividade no caderno 👇


Atividade 3 – Ação Expressiva I - Apostila página 10


Para desenvolver esta atividade, realizaremos um percurso de ações criativas.


Percurso inicial –1: Os conceitos de Narrativa, Eurocentrismo, e as diversas categorizações da Arte, Artesanato, Design e Folclore, 

analisando os aspectos históricos, sociais, culturais e políticos nas produções teatrais. 


Percurso – 2: Em individual realize uma pesquisa e seleção de um texto contendo uma lenda de matriz indígena, africana e/ou europeia, para servir de embasamento para a adaptação e criação de um roteiro de uma peça teatral e a sua encenação. 


Percurso – 3: Tragam para esta aula: papel crepom, jornais e/ou revistas, tesoura sem ponta, fita crepe, retalhos de tecido, tnt etc., fantasias, figurinos para criação e confecção das personagens. (Não realizaremos este percurso 3, mais se voltarmos antes de encerrar o bimestre daí faremos em sala de aula).


Os grupos a técnica de 

manipulação de bonecos Teatro Bunraku – Japonês, técnica esta que será utilizada para manipular as personagens.

Teatro Bunraku – Japonês - Utiliza uma técnica de manipulação de bonecos 

realizada a três, na qual uma pessoa deve manipular com uma mão o corpo e com a outra, a cabeça. Uma segunda pessoa manipula os braços, sendo cada braço com uma mão, e uma terceira manipula as pernas, sendo cada perna com uma mão.


Percurso – 4: Apresentarei a vocês estudantes os vídeos indicados a seguir para um 

momento de apreciação das imagens de artistas, grupos e coletivos cênicos de teatro de 

animação. Vocês teveram observar e investigar, detalhadamente, os modos de 

criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.


Links:

Oficina de construção de bonecos. Youtube. Disponível em: 

https://www.youtube.com/watch?v=Xmm63FEBVo0 Acesso em: 28 jan. 2020.


Cia Trucks- A bruxinha. Truks. Disponível em: http://www.truks.com.br/videos/10-truks-a-bruxinha-cia-truks Acesso em: 28 jan. 2020.


Cia Trucks- O Amor. Truks. Disponível em: http://www.truks.com.br/videos/7-crescer-amar-demais-nao-faz-mal. Acesso em: 28 jan. 2020.


El teatro de marionetes Ningyo Johruri Bunraku. Youtube. Disponível em: 

https://www.youtube.com/watch?v=VV_cOq3zh4o. Acesso em: 28 jan. 2020.


100 anos da Imigração: teatro de marionete japonês. Youtube. Disponível em: 

https://www.youtube.com/watch?v=9fJ0tQV62MA. Acesso em: 28 jan. 2020.


Teatro japonês. Teatro Bunraku. Youtube. Disponível em: 

https://www.youtube.com/watch?v=NGsyXvmmP8w. Acesso em: 28 jan. 2020.


Percurso - 5: Finalizada as produções dos bonecos, da escolha da lenda e criação e adaptação de um roteiro, é o momento de organizar um cronograma de apresentações dos grupos.


Ao finalizar as atividades não se esqueçam de fotografar e mandar as fotos para o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário