terça-feira, 11 de agosto de 2020

Ciências Profª Michele

 

 

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO

DISCIPLINA: Ciências

SÉRIE: 7º ano A

PROFESSOR: Michele

CONTEÚDO: Diversidade de ecossistemas

HORAS/AULA: 4h/a

PERÍODO: DATA DE ENVIO: 27/07/2020

DATA DE ENTREGA: 31/07/2020

OBJETIVO DA AULA:

·         Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar a temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

JUSTIFICATIVA:

·         Identificar a diversidade de biomas brasileiros bem como suas principais características.

 





Roteiro da SEI ( Semana Intensiva de Estudo)

1.    Determinados locais do planeta Terra abrigam maior biodiversidade. Nesse sentido, marque a alternativa que indica as regiões com maior diversidade de fauna e flora.

a.    Florestas tropicais

b.     Oceanos

c.    Desertos

d.    Zonas polares

2.    Preservar a biodiversidade constitui uma das condições básicas para manter os ambientes sadios no nosso planeta. Essa afirmação refere-se a uma preocupação:

a.     Mundial, porque as espécies levaram milhões de anos para se desenvolverem e muitas delas podem desaparecer do mundo em poucas décadas, se a poluição e o desmatamento indiscriminado tiverem continuidade.

b.     Regional, porque o desaparecimento de espécies de animais pode ser responsável por problemas alimentares e pelo aumento de pragas, pela ruptura da cadeia alimentar, em algumas regiões do mundo.

c.      Apenas para os Estados Unidos e países da Europa que já destruíram quase totalmente suas florestas, por terem desenvolvido seu setor industrial há muito tempo.

d.     Apenas para países e regiões que se organizaram politicamente em espaços áridos ou semiáridos, como a Namíbia e o Nordeste do Brasil, que dependem do pouco que resta de seus ecossistemas.

 

3.    (UERJ)Ibama recebe alerta sobre o risco de um desastre ecológico em áreas de queimada

“Empregados da fazenda Felicidade, em Mato Grosso, observam gado morto pelo incêndio que destrói pastagem
e matas no estado e não para de avançar.”

(O Globo, 30/08/2010).

Na descrição acima, podemos encontrar um consumidor primário da cadeia alimentar de pastagem. Esse consumidor tem como representante:

a.            o gado

b.            a mata

c.            o capim

d.            o homem

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário