quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Arte- 05/08


ROTEIRO DE ARTE
Nome da escola: E.E Prof João Pedro do Nascimento

Nome do(a) professor(a)

Ronaldo Rafael de Oliveira Pontes
Componente curricular 

Arte
Turma e/ou ano/série

7° Ensino Fundamental
Temporalidade

Número de aulas previstas

1 aula
Período de realização

05 de Agosto

Habilidades e competências

Habilidade (EF07AR24): Reconhecer e apreciar artistas, grupos e coletivos cênicos de teatro de animação paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em  teatro.

Habilidade Articuladora (EF69AR33): Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da 
produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações  da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.).
Objetos do conhecimento
Contextos e Práticas
       Artistas, Grupos e Coletivos Cênicos de Teatro de
Animação de diferentes épocas
       Modos de Criação, Produção, Divulgação, Circulação e organização profissional em teatro

Contextos e Práticas
       aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística
       narrativas eurocêntricas 
       diversas categorizações da arte
Conteúdos

Atividades a serem trabalhadas



3° BIMESTRE 2020
05/08/2020
Leitura:

A Linguagem Teatral
Como linguagem artística, o teatro pode se valer de variados elementos de significação para comunicar algo aos
espectadores, utilizando-se, principalmente, de signos visuais (os gestos do ator, os adereços de cena, os figurinos, o cenário, a iluminação) e sonoros (o texto, as canções, as músicas, os efeitos sonoros). Há encenações teatrais que utilizam signos olfativos (aromas de perfumes ou essências, cheiro de defumador, odor de alimentos conhecidos etc.), ou signos táteis (em que a realização cênica – mediante atores ou objetos cenográficos - estabelece algum tipo de contato corporal com os espectadores). 
Os diversos objetos de conhecimento, que constituem a arte teatral, tornam-se materiais a serem explorados nos processos de investigação da comunicação que se estabelece entre palco e plateia, entre os que agem em cena e os que observam da sala. Os objetos cenográficos, a sonoplastia, a iluminação, os gestos, as construções corporais e vocais entre outros, são tratados como elementos que participam da constituição de um discurso cênico e que, como a palavra, têm algo a dizer. 

Nesta situação de aprendizagem estão previstas quatro atividades. Nelas, vocês estudantes iram explorar os conhecimentos prévios sobre, artistas, grupos e coletivos cênicos de Teatro de Animação de diferentes épocas, pesquisando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização profissional em teatro e seus aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte. 
Situação de aprendizagem I
05/08/2020
Copiar no caderno 👇
Arte: Pode se definir a arte como uma forma de expressão por meio de uma linguagem, uma modalidade artística, uma técnica. É um fazer, refletir, criticar, contextualizar, provocar, causar estesia, fruir e expressar o que está sentindo através do teatro, da dança, da música, das artes visuais e da arte híbrida, que mistura muitas destas linguagens em uma montagem única. 
Artesanato: Envolve o fazer artístico com os saberes populares, oriundos de uma determinada localidade, feito manualmente e de forma não industrializada, mas que gera manutenção, divulgação e sustento da cultura popular de uma região. 
Design: É a forma que um determinado produto tem, referindo-se ao seu formato com linhas rebuscadas, desenhadas e funcionais. O artigo de design tem um estudo por trás de sua concepção.
Folclore: Conjunto de saberes, costumes, causos, histórias, cantigas, danças e músicas, tradições e crenças de um povo. a transmissão destes saberes é de geração para geração, variando de cada região e povo do mundo. 
Eurocentrismo: É uma visão de mundo que tende a colocar a Europa (assim como sua cultura, seu povo, suas línguas etc.) como o elemento fundamental na constituição da sociedade moderna, sendo, necessariamente, a protagonista da história do homem.
Narrativa: É uma exposição de fatos, uma narração, um conto ou uma história (notícias de jornal, história em quadrinhos, romances, contos e novelas). As narrativas são expressas por diversas linguagens: pela palavra (linguagem verbal: oral e escrita), pela imagem (linguagem visual), pela representação (linguagem teatral) etc.
Teatro de Animação – É, essencialmente, caracterizado pela presença de um objeto “intermediário” (objetos, marionetes, fantoches, dedoches, bonecos etc.) entre o ator e a plateia. Aqui, o boneco, ou uma “forma animada”, será instrumento de comunicação do ator com o público. Os manipuladores podem estar visíveis ou não, mas sempre mantendo o foco no boneco e não na pessoa. No teatro de animação são os objetos, bonecos ou formas animadas que ganham vida e interpretam as personagens.
Existem inúmeros tipos de animação como osfantoches ou títeres ( em que a mão humana dá vida ao boneco), os dedoches ( pequenos bonecos para colocar nos dedos, repetindo a técnica do fantoche em escala menor), marionetes (bonecos articulados com fios presos em suas articulações), bonecos de mamulengo ( fantoches feitos com cabeças de papel machê e corpos de tecido, oriundo no nordeste do Brasil, principalmente em Pernambuco), bonecos robóticos ou computadorizados, teatro de sombras ( a encenação é feita com silhuetas recortadas em papel contra a luz), teatro com objetos ( os objetos são os personagens em ação), teatro Bunraku ( técnica japonesa de manipulação de bonecos) entre outros. 
Teatro de formas animadas ou de animação contemporâneo:
Manifestação contemporânea do teatro de bonecos que, com bonecos ou não, cola em cena outros elementos, como objetos, imagens, sombras, formas abstratas, que contracenam com atores e manipuladores visíveis ou ocultos, mas mantendo sempre o foco de atenção nas figuras animadas. Grupos experimentais de Teatro de Bonecos cada vez mais buscam inserir nos seus espetáculos a dança, o cinema, a ópera, o circo etc. Sejam na utilização de bonecos gigantes, pequenininhos, com diferentes formas de manipular o uso de recursos digitais e tecnológicos ampliam as infinitas suas possibilidades poéticas. 
Teatro Bunraku: nascido para contar a lendas e histórias das dinastias japonesas para o povo, o Bunkaru é realizado por atores manipuladores, ou titereiros, os quais se vestem com uma roupa de cor preta e ficam nas costas do boneco. Este ganha vida mexendo o corpo por meio das mãos dos três atores que fazem a manipulação do boneco: usando apenas as mãos um titereiro movimenta apenas a cabeça do boneco, o outro apenas os braços e o outro apenas as pernas. 
Vale ressaltar, que o teatro de animação é muito utilizado na televisão brasileira, como recurso lúdico. Dessa forma, citamos, a seguir, alguns programas utilizam e/ou utilizaram desse recurso teatral:
Programas nacionais e internacionais de televisão que utilizavam a manipulação de bonecos e fantoches:
Nacionais: Rá-Tim-Bum, Castelo Rá-Tim-Bum, Cocóricó,
X-Tudo, Glub Glub, TV Colosso, Vila Sésamo, Programa Mais
Você (Louro José), Programa do Ratinho (Xaropinho e Tunico), Programa da Eliana (Melocoton, inicialmente era um fantoche), Topo Gigio (finais dos episódios).
Internacionais: The Muppets, Beakman’s World (O Mundo de Beakman), ALF (ALF O E.Teimoso), Dinosaurs (Família Dinossauro), Lazy Town, Topo Gigio ( Itália). 
Companhias de Teatro de Animação e Manipulação, seguem alguns exemplos:
Paulistas: Arte & Manhas / Galhofas & Dramas, CIA TRUKS -
Teatro de Bonecos, Pia Fraus Teatro, Cia Articularte;
Nacionais: Grupo Giramundo (Belo Horizonte/MG), Grupo
Sobrevento (São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ), Armatrux
(Belo Horizonte/MG);
Internacionais: Cia. Art Stage SAN (Coreia), Crazy Body Group
(Irã), Cia. Rocamora (Espanha), Hermanos Oligor (Espanha),
CIA Playground (Espanha), Casa Degli Alfieri 
(Itália).

Atividade 1 – Sondagem: Apostila página 07
Para iniciar as atividades vocês estudantes iram responder um questionário sobre quais artistas, grupos e coletivos cênicos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, eles conhecem, ou já tiveram algum acesso. 
Vocês terão uma participação na criação, produção, divulgação, circulação e/ou organização profissional teatral na escola ou em outros espaços culturais e sobre alguns conceitos sobre os aspectos históricos, sociais e políticos das produções artísticas e das narrativas eurocêntricas nas diversas categorizações da arte, falando da diferença entre Arte e Artesanato. 

Questionário responder no caderno 👇
1.          Você já assistiu a algum espetáculo de teatro de animação (bonecos, fantoches, dedoches, sombra, marionetes, objetos etc.)? Comente como foi a sua experiência.



2.          Onde você assistiu a esse teatro? Foi em um ambiente fechado ou em um local aberto? Na TV ou internet?



3.          Para você, como é a criação de um boneco-personagem? De que modo o boneco “ganha vida” no palco?



4.Conhece algum artista, grupo, coletivos cênicos paulistas, brasileiros e/ou estrangeiros, que participaram da produção de espetáculos de teatro de animação? 



5.  Em seu bairro, cidade ou região existem algum artista, grupo, coletivos cênicos que participaram da produção de espetáculos de teatro de animação? Quais?



6.  Qual a diferença entre Arte e Artesanato? Comente.




Para saber mais:
Amphibias Produções & Bonecos. Bonecos amphibias.
Disponível em: http://bonecosamphibias.blogspot.com/2011/04/historia-do-tea tro-de-animacao.html. Acesso em 29 dez..2019.       
Reflexões sobre a Dramaturgia no Teatro de Animação para Crianças.Teatro de animação. 
Disponível em:


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