ROTEIRO DE ARTE
Nome
da escola: E.E Prof João Pedro do Nascimento
Nome do(a)
professor(a)
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Ronaldo Rafael de Oliveira Pontes
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Componente
curricular
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Arte
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Turma e/ou
ano/série
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7° Ensino Fundamental
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Temporalidade
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Número de aulas
previstas
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1 aula
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Período de
realização
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05 de Agosto
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Habilidades e competências
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Habilidade
(EF07AR24): Reconhecer e apreciar artistas, grupos e coletivos cênicos de
teatro de animação paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes
épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e
organização da atuação profissional em
teatro.
Habilidade Articuladora (EF69AR33): Analisar aspectos históricos,
sociais e políticos da
produção artística,
problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design
etc.).
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Objetos do conhecimento
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Contextos e Práticas
● Artistas, Grupos e Coletivos Cênicos de Teatro de
Animação de
diferentes épocas
● Modos de Criação, Produção, Divulgação, Circulação e organização
profissional em teatro
Contextos e Práticas
● aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística
● narrativas eurocêntricas
● diversas categorizações da arte
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Conteúdos
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Atividades a serem trabalhadas
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3° BIMESTRE 2020
05/08/2020
Leitura:
A Linguagem Teatral
Como linguagem artística, o teatro pode se valer de
variados elementos de significação para comunicar algo aos
espectadores, utilizando-se, principalmente, de signos
visuais (os gestos do ator, os adereços de cena, os figurinos, o cenário, a
iluminação) e sonoros (o texto, as canções, as músicas, os efeitos sonoros). Há
encenações teatrais que utilizam signos olfativos (aromas de perfumes ou
essências, cheiro de defumador, odor de alimentos conhecidos etc.), ou signos
táteis (em que a realização cênica – mediante atores ou objetos cenográficos -
estabelece algum tipo de contato corporal com os espectadores).
Os diversos objetos de conhecimento, que constituem a arte
teatral, tornam-se materiais a serem explorados nos processos de investigação
da comunicação que se estabelece entre palco e plateia, entre os que agem em
cena e os que observam da sala. Os objetos cenográficos, a sonoplastia, a
iluminação, os gestos, as construções corporais e vocais entre outros, são
tratados como elementos que participam da constituição de um discurso cênico e
que, como a palavra, têm algo a dizer.
Nesta situação de aprendizagem estão previstas quatro
atividades. Nelas, vocês estudantes iram explorar os conhecimentos prévios
sobre, artistas, grupos e coletivos cênicos de Teatro de Animação de diferentes
épocas, pesquisando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização
profissional em teatro e seus aspectos históricos, sociais e políticos da
produção artística, narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da
arte.
Situação
de aprendizagem I
05/08/2020
Copiar no caderno 👇
Arte: Pode se definir a arte como uma forma de expressão
por meio de uma linguagem, uma modalidade artística, uma técnica. É um fazer,
refletir, criticar, contextualizar, provocar, causar estesia, fruir e expressar
o que está sentindo através do teatro, da dança, da música, das artes visuais e
da arte híbrida, que mistura muitas destas linguagens em uma montagem
única.
Artesanato: Envolve o fazer artístico com os saberes
populares, oriundos de uma determinada localidade, feito manualmente e de forma
não industrializada, mas que gera manutenção, divulgação e sustento da cultura
popular de uma região.
Design: É a forma que um determinado produto tem,
referindo-se ao seu formato com linhas rebuscadas, desenhadas e funcionais. O
artigo de design tem um estudo por trás de sua concepção.
Folclore: Conjunto de saberes, costumes, causos, histórias,
cantigas, danças e músicas, tradições e crenças de um povo. a transmissão
destes saberes é de geração para geração, variando de cada região e povo do
mundo.
Eurocentrismo: É uma visão de mundo que tende a colocar a
Europa (assim como sua cultura, seu povo, suas línguas etc.) como o elemento
fundamental na constituição da sociedade moderna, sendo, necessariamente, a
protagonista da história do homem.
Narrativa: É uma exposição de fatos, uma narração, um conto
ou uma história (notícias de jornal, história em quadrinhos, romances, contos e
novelas). As narrativas são expressas por diversas linguagens: pela palavra
(linguagem verbal: oral e escrita), pela imagem (linguagem visual), pela
representação (linguagem teatral) etc.
Teatro de Animação – É, essencialmente, caracterizado pela
presença de um objeto “intermediário” (objetos, marionetes, fantoches,
dedoches, bonecos etc.) entre o ator e a plateia. Aqui, o boneco, ou uma “forma
animada”, será instrumento de comunicação do ator com o público. Os
manipuladores podem estar visíveis ou não, mas sempre mantendo o foco no boneco
e não na pessoa. No teatro de animação são os objetos, bonecos ou formas
animadas que ganham vida e interpretam as personagens.
Existem inúmeros tipos de animação como osfantoches ou
títeres ( em que a mão humana dá vida ao boneco), os dedoches ( pequenos
bonecos para colocar nos dedos, repetindo a técnica do fantoche em escala
menor), marionetes (bonecos articulados com fios presos em suas articulações),
bonecos de mamulengo ( fantoches feitos com cabeças de papel machê e corpos de
tecido, oriundo no nordeste do Brasil, principalmente em Pernambuco), bonecos
robóticos ou computadorizados, teatro de sombras ( a encenação é feita com
silhuetas recortadas em papel contra a luz), teatro com objetos ( os objetos
são os personagens em ação), teatro Bunraku ( técnica japonesa de manipulação
de bonecos) entre outros.
Teatro de formas animadas ou de animação contemporâneo:
Manifestação contemporânea do teatro de bonecos que, com
bonecos ou não, cola em cena outros elementos, como objetos, imagens, sombras,
formas abstratas, que contracenam com atores e manipuladores visíveis ou
ocultos, mas mantendo sempre o foco de atenção nas figuras animadas. Grupos
experimentais de Teatro de Bonecos cada vez mais buscam inserir nos seus
espetáculos a dança, o cinema, a ópera, o circo etc. Sejam na utilização de
bonecos gigantes, pequenininhos, com diferentes formas de manipular o uso de
recursos digitais e tecnológicos ampliam as infinitas suas possibilidades
poéticas.
Teatro Bunraku: nascido para contar a lendas e histórias
das dinastias japonesas para o povo, o Bunkaru é realizado por atores
manipuladores, ou titereiros, os quais se vestem com uma roupa de cor preta e
ficam nas costas do boneco. Este ganha vida mexendo o corpo por meio das mãos
dos três atores que fazem a manipulação do boneco: usando apenas as mãos um
titereiro movimenta apenas a cabeça do boneco, o outro apenas os braços e o outro
apenas as pernas.
Vale ressaltar, que o teatro de animação é muito utilizado
na televisão brasileira, como recurso lúdico. Dessa forma, citamos, a seguir,
alguns programas utilizam e/ou utilizaram desse recurso teatral:
Programas nacionais e internacionais de televisão que
utilizavam a manipulação de bonecos e fantoches:
Nacionais: Rá-Tim-Bum, Castelo Rá-Tim-Bum, Cocóricó,
X-Tudo, Glub Glub, TV Colosso, Vila Sésamo, Programa Mais
Você (Louro José), Programa do Ratinho (Xaropinho e
Tunico), Programa da Eliana (Melocoton, inicialmente era um fantoche), Topo
Gigio (finais dos episódios).
Internacionais: The Muppets, Beakman’s World (O Mundo de
Beakman), ALF (ALF O E.Teimoso), Dinosaurs (Família Dinossauro), Lazy Town,
Topo Gigio ( Itália).
Companhias de Teatro de Animação e Manipulação, seguem
alguns exemplos:
Paulistas: Arte & Manhas / Galhofas & Dramas, CIA
TRUKS -
Teatro de Bonecos, Pia Fraus Teatro, Cia Articularte;
Nacionais: Grupo Giramundo (Belo Horizonte/MG), Grupo
Sobrevento (São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ), Armatrux
(Belo Horizonte/MG);
Internacionais: Cia. Art Stage SAN (Coreia), Crazy Body
Group
(Irã), Cia. Rocamora (Espanha), Hermanos Oligor (Espanha),
CIA Playground (Espanha), Casa Degli Alfieri
(Itália).
Atividade 1 – Sondagem: Apostila página 07
Para iniciar as atividades vocês estudantes iram responder
um questionário sobre quais artistas, grupos e coletivos cênicos paulistas,
brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, eles conhecem, ou já tiveram
algum acesso.
Vocês terão uma participação na criação, produção,
divulgação, circulação e/ou organização profissional teatral na escola ou em
outros espaços culturais e sobre alguns conceitos sobre os aspectos históricos,
sociais e políticos das produções artísticas e das narrativas eurocêntricas nas
diversas categorizações da arte, falando da diferença entre Arte e
Artesanato.
Questionário responder no caderno 👇
1.
Você já assistiu a algum espetáculo de teatro de
animação (bonecos, fantoches, dedoches, sombra, marionetes, objetos etc.)?
Comente como foi a sua experiência.
2.
Onde você assistiu a esse teatro? Foi em um
ambiente fechado ou em um local aberto? Na TV ou internet?
3.
Para você, como é a criação de um boneco-personagem?
De que modo o boneco “ganha vida” no palco?
4.Conhece algum artista, grupo, coletivos cênicos
paulistas, brasileiros e/ou estrangeiros, que participaram da produção de
espetáculos de teatro de animação?
5. Em
seu bairro, cidade ou região existem algum artista, grupo, coletivos cênicos
que participaram da produção de espetáculos de teatro de animação? Quais?
6. Qual
a diferença entre Arte e Artesanato? Comente.
Para
saber mais:
Amphibias Produções & Bonecos. Bonecos amphibias.
Disponível em: http://bonecosamphibias.blogspot.com/2011/04/historia-do-tea
tro-de-animacao.html. Acesso em 29
dez..2019.
Reflexões sobre a Dramaturgia no Teatro de Animação para
Crianças.Teatro de animação.
Disponível em:
https://teatrodeanimacao.wordpress.com/revista-eletronica/refl
exoes-sobre-a-dramaturgia-no-teatro-de-animacao-para-crianc
as/. Acesso em 24
dez. 2020.
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