quarta-feira, 26 de agosto de 2020

História- A Diversidade ètnico-racial na América Portuguesa.11/08/2020

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: História
SÉRIE 7ºano Ensino Fundamental l
PROFESSOR: Jocélia Camargo
CONTEÚDO:  A Diversidade ètnico-racial na América Portuguesa.
HORAS/AULA: 04
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 11/08/2020
DATA DE ENTREGA:14 /08/2020


OBJETIVO DA AULA:   Comparar  a dinâmica econômica  nas colônias portuguesa e espanhola na América.
Propor reflexões e diálogos sobre a organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial Americano.
JUSTIFICATIVA:Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e mecanismos de transformaçãodas estruturas sociais políticas e econômicas ao longo do tempo


Nº aulas
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?
.






02

































02








10/08

































11/08


Assistir a aula pela TV ou centro de mídias, fazendo uma análise do tema apresentado, de acordo com a disciplina da aula, registrando no caderno o título da aula do dia.
 ATIVIDADE1
Você já ouviu falar em capitanias hereditárias?

ATIVIDADE 2
Desenvolva uma pesquisa com o auxílio da internet nos sites sugeridos e responda.Para respondê-las, sugerimos para a sua pesquisa o acesso aos seguintes links ou
QR Codes.Mapa das capitanias hereditárias: Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/
commons/0/00/Novo_mapa_Capitanias.jpg>. Acesso em: 2 jan.2020.
As Câmaras municipais: Disponível em: <http://mapa.an.gov.br/index.php/dicionario-periodocolonial/
141-camaras-municipais>. Acesso em: 2 jan.2020.
Os homens bons: Disponível em:<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/
camaras-municipais-1.htm>. Acesso em: 25 fev.2020.
 Responda em seu caderno as questões abaixo:
• No período colonial, qual era a função dos “homens-bons”? Quem poderia ser “homem bom”?
• Quantas Capitanias Hereditárias estão presentes no mapa? Quais são elas? Qual a data apresentada no mapa?
• Qual a função das Câmaras Municipais na formação das vilas e cidades no período colonial?
• Quais destas funções apresentadas continuam a existindo hoje nas Câmaras Municipais?

ATIVIDADE 3
Nesta atividade, iremos simular o trabalho de um historiador que investiga os primeiros anos da colonização no Brasil. Você irá pesquisar sobre as “entradas”, “bandeiras”, exploração de produtos do sertão, cana de açúcar, ouro, criação de gado, escravidão uso da mão de obra dos índios e negros e as lutas de resistências desses grupos.
Leia os textos abaixo:
Entradas
As expedições denominadas “Entradas”,saíam do litoral rumo ao norte, oeste e sudoeste, adentrando pelo interior da colônia. Eram expedições originadas de diversas partes da colônia formadas por iniciativa oficial ou particular. O objetivo era realizar o mapeamento do território,viabilizando sua colonização além do litoral, sobretudo, fazendo o levantamento dos recursos econômicos como ouro e pedras preciosas para atender aos interesses lusitanos. Além disso, as “Entradas” atuavam no combate aos povos indígenas que resistiam, ameaçavam ou impediam o avanço da colonização.
Fonte: Elaborado especialmente para o material de apoio Currículo Paulista.

ATIVIADE 4
Vamos observar a representação cartográfica após a leitura dos textos e realizar a atividade proposta.
 
As bandeiras eram as entradas feitas pelos
paulistas, que eram, por isso, chamados
“bandeirantes”, partiam de São Paulo em
direção ao interior da colônia navegando o rio
Tietê e, depois, outros rios. Um dos objetivos
dessas expedições foi a busca por mão de
obra capturando indígenas para serem
escravizados e, também, a busca de ouro e
pedras preciosas.
Durante esse processo, diversos grupos
indígenas foram atacados pelos bandeirantes,
às missões jesuíticas do Sul, em território
espanhol e território do quilombo de Palmares,
no século XVII – tarefa encomendada pelas
autoridades da colônia aos bandeirantes. A
população nativa foi massacrada pela intensa
ação violenta dos bandeirantes fato que
marcou o início da história do território
paulista.

a) Qual é a diferença entre “entradas” e “bandeiras”? Explique.
b) Qual a importância dessas expedições para a colonização do Brasil?
c) A partir da análise das representações cartográficas, explique as principais mudanças nos domínios territoriais de Portugal e Espanha.
d) Faça uma análise da expansão territorial da colonização portuguesa no sul do continente americano.
e) No gráfico apresentado sobre as Bandeiras realizadas. Qual século apresenta maior quantidade de Bandeiras? Vamos investigar porque ocorreu este aumento neste período, qual foi o motivo?
f) Faça uma análise sobre o quadro abaixo sobre os Bandeirantes Paulistas. Após, escreva um texto em seu caderno sobre sua análise.
Pontos Negativos
Pontos Positivos
• Destruição de missões jesuíticas.
• Extermínio e escravização de povos indígenas
e negros no Território.
• Destruição do território do quilombo de
Palmares, no século XVII.
• Responsáveis pela expansão do território
pelos portugueses.
• Descoberta do ouro.

ATIVIDADE5
Vamos investigar sobre a vida de alguns Bandeirantes? Em muitos livros eles são retratados de duas formas: como heróis ou como vilões. Ambas as imagens exageram as características da
trajetória histórica desses personagens. Assim, o seu trabalho como investigador da história será o de pesquisar e investigar quais foram as histórias desses personagens e como os seus
atos interferiam na história do Brasil. Escolha um dos nomes abaixo e escreva sua biografia.
Fernando Dias Pais - Manuel Borba Gato - Bartolomeu Bueno da Silva (o Anhanguera) - Nicolau Barreto- Antônio Raposo Tavares - Manuel Preto - Francisco Bueno
ATIVIDADE 6
Leia a fonte e responda em seu caderno:
FONTE 1 - “Eu quisera antes dizê-lo em pessoa a Vossa Alteza que escrevê-lo, porque tão perigosa está a costa que não sei esta carta que fim haverá [...]. Já não há navio que ouse aparecer, porque a muitos tem cometido a alguns tomados.
[...] Se Vossa Majestade não vêm o mais rapidamente possivelmente em nosso socorro das capitanias da costa, não somente perderemos nossas vidas e bens materiais, mas Vossa Majestade perderá também todo o país”.
Carta de Capitão Luís de Góioís, 1548.
Fonte: Carta Luís de Góioís, 1548. Memória.bn. disponível em: <http://memoria.bn.br/pdf/094536/
per094536_1937_00035.pdf>. Acesso em 4 fev.2020.

Quem escreveu a fonte 1? Para quem? Quando?
b) Qual a solicitação feita pelo capitão ao rei?
c) Em qual contexto o fragmento foi escrito?
Centro de mídias, TV cultura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário