ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA: História
|
SÉRIE 7ºano Ensino Fundamental l
|
||
PROFESSOR:
Jocélia Camargo
|
|||
CONTEÚDO:
A Diversidade ètnico-racial na América
Portuguesa.
|
HORAS/AULA:
04
|
||
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 11/08/2020
|
DATA DE
ENTREGA:14 /08/2020
|
OBJETIVO DA AULA: Comparar
a dinâmica econômica nas colônias
portuguesa e espanhola na América.
Propor reflexões e diálogos sobre
a organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial Americano.
JUSTIFICATIVA:Compreender acontecimentos históricos,
relações de poder e mecanismos de transformaçãodas estruturas sociais políticas
e econômicas ao longo do tempo
Nº aulas
|
Nº
|
ATIVIDADE
1: O QUE É PRA FAZER?
|
.
|
||||
02
02
|
10/08
11/08
|
Assistir a aula pela TV ou centro de mídias, fazendo uma análise do
tema apresentado, de acordo com a disciplina da aula, registrando no caderno
o título da aula do dia.
ATIVIDADE1
Você já ouviu falar em capitanias
hereditárias?
ATIVIDADE 2
Desenvolva uma pesquisa com o auxílio da internet nos sites sugeridos
e responda.Para respondê-las, sugerimos para a sua pesquisa o acesso aos
seguintes links ou
QR Codes.Mapa das capitanias hereditárias: Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/
commons/0/00/Novo_mapa_Capitanias.jpg>. Acesso em: 2
jan.2020.
As Câmaras municipais: Disponível em: <http://mapa.an.gov.br/index.php/dicionario-periodocolonial/
141-camaras-municipais>. Acesso em: 2
jan.2020.
Os homens bons: Disponível em:<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/
camaras-municipais-1.htm>. Acesso em: 25
fev.2020.
Responda em seu
caderno as questões abaixo:
• No período colonial, qual era a função dos “homens-bons”? Quem
poderia ser “homem bom”?
• Quantas Capitanias Hereditárias estão presentes no mapa? Quais são
elas? Qual a data apresentada no mapa?
• Qual a função das Câmaras Municipais na formação das vilas e cidades
no período colonial?
• Quais destas funções
apresentadas continuam a existindo hoje nas Câmaras Municipais?
ATIVIDADE 3
Nesta atividade, iremos simular o trabalho de um historiador que
investiga os primeiros anos da colonização no Brasil. Você irá pesquisar
sobre as “entradas”, “bandeiras”, exploração de produtos do sertão, cana de
açúcar, ouro, criação de gado, escravidão uso da mão de obra dos índios e
negros e as lutas de resistências desses grupos.
Leia os textos abaixo:
Entradas
As expedições denominadas “Entradas”,saíam do litoral rumo ao norte, oeste e sudoeste, adentrando pelo
interior da colônia. Eram expedições originadas de diversas partes da colônia
formadas por iniciativa oficial ou particular. O objetivo era realizar o
mapeamento do território,viabilizando sua colonização além do litoral,
sobretudo, fazendo o levantamento dos recursos econômicos como ouro e pedras
preciosas para atender aos interesses lusitanos. Além disso, as “Entradas” atuavam no combate aos
povos indígenas que resistiam, ameaçavam ou impediam o avanço da colonização.
Fonte: Elaborado especialmente para o material de apoio Currículo Paulista.
ATIVIADE 4
Vamos observar a representação cartográfica após a leitura dos textos
e realizar a atividade proposta.
As
bandeiras eram as entradas feitas pelos
paulistas,
que eram, por isso, chamados
“bandeirantes”,
partiam de São Paulo em
direção
ao interior da colônia navegando o rio
Tietê
e, depois, outros rios. Um dos objetivos
dessas
expedições foi a busca por mão de
obra
capturando indígenas para serem
escravizados
e, também, a busca de ouro e
pedras
preciosas.
Durante
esse processo, diversos grupos
indígenas
foram atacados pelos bandeirantes,
às
missões jesuíticas do Sul, em território
espanhol
e território do quilombo de Palmares,
no
século XVII – tarefa encomendada pelas
autoridades
da colônia aos bandeirantes. A
população
nativa foi massacrada pela intensa
ação
violenta dos bandeirantes fato que
marcou
o início da história do território
paulista.
a) Qual é a diferença entre
“entradas” e “bandeiras”? Explique.
b) Qual a importância dessas
expedições para a colonização do Brasil?
c) A partir da análise das
representações cartográficas, explique as principais mudanças nos domínios
territoriais de Portugal e Espanha.
d) Faça uma análise da
expansão territorial da colonização portuguesa no sul do continente
americano.
e) No gráfico apresentado
sobre as Bandeiras realizadas. Qual século apresenta maior quantidade de
Bandeiras? Vamos investigar porque ocorreu este aumento neste período, qual
foi o motivo?
f) Faça uma análise sobre o
quadro abaixo sobre os Bandeirantes Paulistas. Após, escreva um texto em seu
caderno sobre sua análise.
ATIVIDADE5
Vamos
investigar sobre a vida de alguns Bandeirantes? Em muitos livros eles são
retratados de duas formas: como heróis ou como vilões. Ambas as imagens
exageram as características da
trajetória
histórica desses personagens. Assim, o seu trabalho como investigador da
história será o de pesquisar e investigar quais foram as histórias desses
personagens e como os seus
atos
interferiam na história do Brasil. Escolha um dos nomes abaixo e escreva sua
biografia.
Fernando
Dias Pais - Manuel Borba Gato - Bartolomeu Bueno da Silva (o Anhanguera) -
Nicolau Barreto- Antônio Raposo Tavares - Manuel Preto - Francisco Bueno
ATIVIDADE
6
Leia
a fonte e responda em seu caderno:
FONTE
1 - “Eu quisera antes dizê-lo em pessoa a Vossa
Alteza que escrevê-lo, porque tão perigosa está a costa que não sei esta
carta que fim haverá [...]. Já não há navio que ouse aparecer, porque a
muitos tem cometido a alguns tomados.
[...] Se Vossa Majestade não vêm o mais rapidamente possivelmente em
nosso socorro das capitanias da costa, não somente perderemos nossas vidas e
bens materiais, mas Vossa Majestade perderá também todo o país”.
Carta de Capitão Luís de Góioís, 1548.
Fonte: Carta Luís de Góioís, 1548. Memória.bn. disponível em: <http://memoria.bn.br/pdf/094536/
per094536_1937_00035.pdf>. Acesso em 4 fev.2020.
Quem escreveu a fonte 1? Para quem? Quando?
b) Qual a solicitação feita
pelo capitão ao rei?
c) Em qual contexto o
fragmento foi escrito?
|
Centro
de mídias, TV cultura.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário