ROTEIRO DE ARTE
Nome da escola: E.E Prof João Pedro do Nascimento
Nome do(a) professor(a) Ronaldo Rafael de Oliveira PontesC
Componente curricular: Arte
Turma e/ou ano/série 7° Ensino Fundamental
Número de aulas previstas 2 aulas
Período de realização 28 de Setembro e 01 de Outubro.
3° BIMESTRE
28/09/2020
Situação de aprendizagem III
Habilidade: (EF07AR29): Experimentar, de maneira imaginativa na improvisação teatrale no jogo cênico, as construções de movimento (manipulação) e vocais de personagens do teatro de animação.
Objetos de Conhecimento: Processos de Criação
● Improvisação teatral e jogo cênico
● Construções de movimentos (manipulação) e vocais de personagens de teatro de animação
Habilidade (EF07AR30): Compor cenas, performances, esquetes e improvisações combase em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), explorandoo teatro de animação e considerando a relação com o espectador.
Objetos de Conhecimento: Processos de Criação
● Cenas, performances, esquetes e improvisações com base em textos dramáticos;
● Relacionar o teatro de animação com o espectador.
Nesta situação de aprendizagem estão previstas quatro atividades. Nelas, improvisaçãoteatral, jogo cênico, movimentos de manipulação e vocais de personagens de teatro de animação, textos dramáticos, relacionando o teatro de animação como espectador.
- Copiar no caderno:
Ator manipulador/animador/titereiro – ator que manipula personagens dando vida podendo utilizar-se do seu próprio corpo como suporte para o boneco.
Cena - Trecho, recorte, fração ou acontecimento dramático.
Espectador – Aquele que assiste a um espetáculo.
Esquete - é uma cena curta (no máximo tem duração de dez minutos). Em sua maioria os atores atuam e improvisam uma cena com teor cômico.
Improvisação - teoricamente, é um modo de criação realizado sem preparação prévia mas estruturado sobre regras, que coloca o ator em estado de alerta para agirdiante das mais variadassituações. A improvisação estimula o desenvolvimento criativo do ator, de suaespontaneidade, flexibilidade e imaginação dramática. Outro modo é ai improvisaçãocomo espetáculo. Nesse sentido, improvisar significa que os atores se colocamdiante do público para improvisar uma criação cênica, que não foi previamenteensaiada. O público percebe isso imediatamente e se surpreende ao descobrirque é parte integrante do evento teatral, já que o espetáculo está sendo criado naquele momento ante a presença dos espectadores, mesmo porque, muitas vezes a base da improvisação surge de sugestões da plateia.
Leitura dramática – Trabalho resultante do estudo de um texto dramatúrgico preconcebido e a consequente utilização desse instrumento como auxiliar no processode encenação, assim como recurso para a apresentação simplificada de um texto.
O texto dramático - Textos escritos ou adaptados com o objetivo de serem encenados
Performance -Manifestação artística que ocorre em determinado momento (ao vivo), geralmenteem espaços não convencionais para o teatro. Nela, o ator interpreta ideiascom liberdade, associa diferentes linguagens, produzindo algo híbrido e impactante
- Atividade 1 – Sondagem: Apostila páginas 13 e 14.
- Responder as questões da página 14
Há sempre um encantamento, quando assistimos aos espetáculos de marionetes ou teatro de bonecos ou, ainda, aos mamulengos ou teatro de fantoches, como é habitualmentechamado o teatro de formas animadas na escola. Mas o que sabem os estudantes sobre a produção de bonecos no teatro de formas animadas? Como a forma inventa a personagem e a personagem inventa a forma de compor cenas, performances esquetes e improvis ações? Como é a relação do espectador com os espetáculos de teatro de animação? Para mover a atuação protagonista dos estudantes é importante uma conversa inicial para saber o que eles pensam ou possuem como repertório sobre improvisação teatral, jogo cênico, construção de movimento (manipulação) e vocais de personagens - “seres animados-inanimados” do teatro de formas animadas.
01/10/2020
- Atividade 2 – Apreciação: Apostila páginas 14 e 15.
- Acompanhe na apostila:
Vídeos:
Peepers. Youtube. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=lyGDzfVWGks&list=PLUPbSnhac-a6ncFKUBLAsggtaquBr-fb3&index=4. Acesso em: 29 jan. 2020.
Nas Asas da Paz - Cia. Articularte - Prêmio Fomento ao Teatro para a cidade de SãoPaulo: 2016-17. Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JdyviuvcpCM. Acessoem: 29 jan. 2020.
Chapeuzim Vermelho e o Lobo Marrom - Cia. Articularte Teatro de Bonecos.
Youtube.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jaAEo1lf12Y. Acesso em: 29 jan. 2020.
A Cuca Fofa de Tarsila - Cia. Articularte. Youtube. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=W-CMLQujVjs. Acesso em: 29 jan. 2020.
Peepers. Peeperspuppet. Disponível em: www.peeperspuppet.com. Acesso em: 29 jan 2020.
- Respondem as questões da página 15.
- Atividade 3 – Ação Expressiva I: Apostila página 15.
- Copiar no caderno:
Há diferentes formas e proposições de jogos de improvisação teatral, principalmente aqueles propostos pelo sistema de Viola Spolin em seu livro Improvisaçãopara o teatro. Nesse sistema de jogos, didaticamente, os termos teatraisespaço cênico, personagem e ação dramática são substituídos pelas terminologiasONDE (espaço cênico - lugar e/ou ambiente), QUEM (personagem e/ou relações) e O QUÊ (ação dramática - atividade), estabelecendo uma situação dramática Onde estamos? Quem somos? O que estamos fazendo? Isso significa que o personagem (QUEM) vai gerar uma ação (O QUÊ) dentro de um espaço (ONDE). A metodologia dos jogos teatrais, segundo a proposta de Spolin, pode ser compreendida como uma organização para a atuação que permite a investigação da gramáticateatral e a consciência de criar a realidade cênica, implicando agir pela ação física, pelo sensório-corporal e pela percepção objetiva do ambiente e das interações entre os jogadores. No jogo, tanto a estrutura dramática como o objeto do jogo que proporciona o foco e o acordo do grupo, compõem as regras do jogo teatral que é realizado no improviso.
Utilizarão para a aula objetos como bonecos e bichos de pelúcia para realizarem essa atividade
Jogo Cênico - Palco/plateia:
Em duplas ou grupos para que criem pequenas improvisações explorando o ONDE, OQUÊ e o QUEM através de seus bonecos. Definem suas cenas e pensarem nas vozes dos bonecos, de que forma serão encenadas e como se posicionarão na manipulação deles (abaixados, atrás de uma mesa, no mesmo nível do boneco) durantea apresentação. Quanto mais possibilidades de articulação com o boneco forem exploradas, melhor será a manipulação na improvisação.
Após a experiência com o jogo teatral, registrem, no caderno, suas anotações a respeito da experiência vivida como plateia e como atores.