sexta-feira, 25 de setembro de 2020

História- 31/09

 

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO

DISCIPLINA: História

SÉRIE 7ºano Ensino Fundamental l

PROFESSOR: Jocélia Camargo

CONTEÚDO: AMÉRICASUA CULTURA MATERIAL E  ECONOMIA

HORAS/AULA: 04

 


PERÍODO: DATA DE ENVIO: 31/08/2020

DATA DE ENTREGA: 04 /08/2020

 

OBJETIVO DA AULA: Compreender  por meio de relatos de viajantes, da cartografia,

da cultura material, de inventários e de documentos oficiais, a administração colonial

portuguesa (capitanias hereditárias, governos gerais, câmaras municipais) e a espanhola (capitanias

gerais, vice-reinos e cabildos), observando as diferenças e semelhanças entre elas, e refletindo

sobre as relações entre colônia e metrópole.

 

 

 

 

Nº aulas

ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?

.

 

 

 

 

 

 

02

 

 

 

 

 

 

 

 

31/08

 

 

Assistir a aula pela TV ou centro de mídias, fazendo uma análise do tema apresentado, de acordo com a disciplina da aula, registrando no caderno o título da aula do dia

 





Você conhece algum dos produtos acima?

Você sabia?

As novas especiarias [conhecidas também como “drogas” do Sertão] são diversos produtos nativos, como plantas, ervas, frutas, sementes e raízes que, a partir dos séculos XVI e XVII foram extraídas no sertão do Brasil no período das entradas e das bandeiras e, posteriormente,foram comercializadas.

 

ATIVIDADE 2

Leia as fontes abaixo e responda em seu caderno.

Fonte 1: As especiarias do Sertão [“drogas” do Sertão], naturais do território brasileiro, eram desconhecidas na Europa e logo se tornaram muito desejadas pela sociedade europèia que as usavam como drogas medicinais, tempero ou tinturaria. Foram exploradas pelos jesuítas que utilizavam mão de obra indígena na coleta de drogas nativas como o urucum, guaraná, anil, cacau, raízes aromáticas, sementes oleaginosas, madeiras e salsaparrilha, como também na produção de outras trazidas da Índia como a canela, o cravo e a pimenta. Os jesuítas esperavam que o comércio das drogas do sertão substituísse o das especiarias das Índias.

 

Fonte 2

“O comércio das ‘Drogas do Sertão’ [especiarias do sertão], que era mais avultado, é feito por obediência, e não por gosto. A mesma obediência obriga os índios, ou aos serviços gerais das povoações, ou ao dos particulares. Os pagamentos destes trabalhos são de pouco estimulante; porque são desnecessários a quem a Natureza deu o preciso. Em clima tão favorável, uma cabana é habitação bastante reparada. Os índios, que viviam nas selvas, [...] bem na liberdade do homem, que na do cidadão: e por isso são dificultosos os descimentos (...)”.

 

Francisco Xavier Ribeiro de Sampaio, ouvidor e intendente da capitania de São José do Rio Negro, visitou as povoações da capitania e deixou um diário detalhado sobre tudo o que viu em sua viagem.

 

a) Qual o assunto abordado pela fonte 1? Quem produziu?

b) Quem realizava o trabalho de extração das especiarias do sertão, de acordo com a fonte?

c) O que o autor comenta a respeito do pagamento por esse trabalho?

d) O que podemos inferir sobre a importância das especiarias como base da economia?Explique.

 

 


 


Após 12 anos do início da colonização espanhola por Francisco Pizarro, foi descoberto um local de extração de minério de prata na cordilheira dos Andes, na atual Bolívia, em Potosí. A criação do

governo-geral, em 1548, e a sua instalação no ano seguinte, foi um reflexo dessa descoberta.

 

a) Realize uma pesquisa sobre a mineração em Potosí no século XVI.

b) Quem realizava a extração mineral? Qual era a forma de trabalho utilizada? Explique.

c) Observe as imagens de Potosí, uma das cidades mais ricas da coroa espanhola. Pesquise como ela está atualmente.

 

 

ATIVIDADE 4

 

4.1 Analise as fontes e responda as questões em seu caderno:

No final do século XVII a Coroa Portuguesa estimulava os colonos a procurarem novas riquezas para enviar a Portugal. Assim sendo, as primeiras minas de ouro do país foram encontradas, embora a corrida do ouro começasse efetivamente com a descoberta das minas de Ouro Preto por Antônio Dias de Oliveira, em 1698. A partir de então houve um grande crescimento populacional nesta região.

 

 


 

 

a) Pesquise qual foi o período de maior extração de ouro no Brasil colonial.

b) Quem realizava a extração? Como era este trabalho?

c) Pesquise por que o ouro extraído era direcionado para a Casa de Fundição da Coroa?

d) O que era o Quinto?

e) Explique como ocorreu a Revolta de Vila Rica ocorrida em 1720, na região das Minas Gerais, durante o período do Ciclo do Ouro.

 

 

Centro de mídias, TV cultura.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário