ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO |
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DISCIPLINA: História |
SÉRIE 7ºano Ensino Fundamental l |
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PROFESSOR:
Jocélia Camargo |
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CONTEÚDO: AMÉRICASUA CULTURA MATERIAL E ECONOMIA |
HORAS/AULA:
04 |
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DATA DE
ENTREGA: 04 /08/2020 |
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OBJETIVO DA AULA:
Compreender por
meio de relatos de viajantes, da cartografia, da cultura material, de inventários e de documentos oficiais, a
administração colonial portuguesa (capitanias hereditárias, governos gerais, câmaras
municipais) e a espanhola (capitanias gerais, vice-reinos e cabildos), observando as diferenças e
semelhanças entre elas, e refletindo sobre
as relações entre colônia e metrópole. |
Nº aulas |
Nº |
ATIVIDADE
1: O QUE É PRA FAZER? |
. |
02 |
31/08 |
Assistir a aula pela TV ou
centro de mídias, fazendo uma análise do tema apresentado, de acordo com a
disciplina da aula, registrando no caderno o título da aula do dia Você conhece algum dos produtos acima?
Você
sabia? As
novas especiarias [conhecidas também como “drogas” do Sertão] são diversos
produtos nativos, como plantas, ervas, frutas, sementes e raízes que, a
partir dos séculos XVI e XVII foram extraídas no sertão do Brasil no período
das entradas e das bandeiras e, posteriormente,foram comercializadas. ATIVIDADE 2 Leia as fontes abaixo e responda em seu
caderno. Fonte
1: As especiarias do Sertão [“drogas” do Sertão], naturais do território
brasileiro, eram desconhecidas na Europa e logo se tornaram muito desejadas pela
sociedade europèia que as usavam como drogas medicinais,
tempero ou tinturaria. Foram exploradas pelos jesuítas que utilizavam mão de
obra indígena na coleta de drogas nativas como o urucum, guaraná, anil, cacau,
raízes aromáticas, sementes oleaginosas, madeiras e salsaparrilha, como
também na produção de outras trazidas da Índia como a canela,
o cravo e a pimenta. Os jesuítas esperavam que o comércio das drogas do
sertão substituísse o das especiarias das Índias. Fonte
2 “O
comércio das ‘Drogas do Sertão’ [especiarias do sertão], que era mais
avultado, é feito por obediência, e não por gosto. A mesma obediência obriga
os índios, ou aos serviços gerais das povoações, ou ao dos particulares. Os
pagamentos destes trabalhos são de pouco estimulante; porque são
desnecessários a quem a Natureza deu o preciso. Em clima tão favorável, uma
cabana é habitação bastante reparada. Os índios, que viviam nas selvas, [...]
bem na liberdade do homem, que na do cidadão: e por isso são dificultosos os
descimentos (...)”. Francisco Xavier Ribeiro de Sampaio, ouvidor e intendente da capitania
de São José do Rio Negro, visitou as povoações da capitania e deixou um
diário detalhado sobre tudo o que viu em sua viagem. a) Qual o assunto abordado
pela fonte 1? Quem produziu? b) Quem realizava o trabalho
de extração das especiarias do sertão, de acordo com a fonte? c) O que o autor comenta a
respeito do pagamento por esse trabalho? d) O que podemos inferir
sobre a importância das especiarias como base da economia?Explique. Após 12 anos do início da colonização espanhola por Francisco Pizarro,
foi descoberto um local de extração de minério de prata na cordilheira dos
Andes, na atual Bolívia, em Potosí. A criação do governo-geral, em 1548, e a sua instalação no ano seguinte, foi um
reflexo dessa descoberta. a) Realize uma pesquisa
sobre a mineração em Potosí no século XVI. b) Quem realizava a extração
mineral? Qual era a forma de trabalho utilizada? Explique. c) Observe as imagens de
Potosí, uma das cidades mais ricas da coroa espanhola. Pesquise como ela está
atualmente. ATIVIDADE 4 4.1 Analise as fontes e
responda as questões em seu caderno: No final do século XVII a Coroa Portuguesa estimulava os colonos a
procurarem novas riquezas para enviar a Portugal. Assim sendo, as primeiras
minas de ouro do país foram encontradas, embora a corrida do ouro começasse
efetivamente com a descoberta das minas de Ouro Preto por Antônio Dias de
Oliveira, em 1698. A partir de então houve um grande crescimento populacional
nesta região. a) Pesquise qual foi o
período de maior extração de ouro no Brasil colonial. b) Quem realizava a
extração? Como era este trabalho? c) Pesquise por que o ouro
extraído era direcionado para a Casa de Fundição da Coroa? d) O que era o Quinto? e) Explique como ocorreu a
Revolta de Vila Rica ocorrida em 1720, na região das Minas Gerais, durante o
período do Ciclo do Ouro. |
Centro
de mídias, TV cultura. |
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