sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Tecnologia e Informação- 11/09

 

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO

DISCIPLINA: Tecnologia e Informação

SÉRIE:  7º ano EF

PROFESSOR: Ana Maria 

CONTEÚDO:  A publicidade e o consumismo

HORAS/AULA: 01

Dia de envio: 11/09/20

DATA DE ENTREGA: 14/09/20

Objetivo da Aula: Identificar as diversas manifestações culturais envolvendo as TDIC e seus impactos como meio de inserção do indivíduo na sociedade moderna.

Nº aulas

Dia da aula

O QUE É PRA FAZER?

 

1

 

 

10/09/20

Quinta-feira

 

Leia com atenção os textos e faça o que se pede:

-A publicidade e o consumismo

-REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR

 

A publicidade e o consumismo

Para a atividade de hoje, vamos começar com uma retomada  da aula anterior... Pág 49 – apostila 3º bim- Vol 03

O que fazer com todo o lixo eletrônico gerado no mundo? Para discutir este problema, vamos antes re ver alguns números. Leia com atenção os dados abaixo e tente imaginar o tamanho desse desafio.




 

Você deve estar se perguntando onde isso tudo vai parar… O descarte de celulares não é o único vilão na questão de lixo eletrônico, mas como eles se tornaram um objeto de desejo cada vez mais acessível, os brasileiros trocam de aparelho a cada ano, em média. E, assim como em outros países do mundo, trocam sem necessariamente precisar. Você não acha que é muito pouco tempo para usar um produto eletrônico? Vamos fazer um teste? Analise anúncios de grandes lojas e de operadoras de telefonia, e depois responda as perguntas a seguir.

1)  Quem define que está na hora de trocar o celular? 

2)  Analisando os anúncios publicitários, qual o tipo de “pressão” são veiculadas? 

3)  Na sua opinião, qual é o objetivo desse tipo de propaganda?

4)  Será que precisamos mesmo trocar de celular em tão pouco tempo, quando eles ainda estão em bom estado? Justifique. 

5)  Por que os celulares e outros produtos eletrônicos não duram muito mais?

 REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR- Pág 50

1-Realize a leitura do texto abaixo, REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR analisando a ideia central e discutindo o que entendeu .

Não é difícil ver que cada um de nós é parte do problema. Mas a boa notícia é que também somos parte da solução! Muitas vezes, somos levados a consumir mais, seja pelos fabricantes que fazem produtos pouco duráveis ou pela publicidade, que transforma o consumo em uma necessidade. Sim, isso se chama obsolescência programada. Apesar do nome difícil, de forma resumida o conceito é mais ou menos assim: a indústria faz produtos com prazo de validade pequeno e, assim, a gente não para de consumir! Por isso, é preciso refletir sobre nossos hábitos de consumo. Você por acaso conhece os 3 Rs? Pois eles são a chave para você começar a fazer a sua parte: Reduzir, Reutilizar, Reciclar. Reduzir a produção de lixo (de qualquer lixo), consumindo de forma mais consciente; Reutilizar os produtos, dando a eles uma nova funcionalidade; e Reciclar, separando o lixo de forma correta para que possa ser reaproveitado pela indústria. 

 

2- Proponho que  assista ao vídeo “Educação Ambiental - Lixo”. Disponível em:         https://youtu.be/pvlncGoMboQ  produzido por estudantes, enfatizando o papel que todos nós temos na solução do problema do lixo.

 

Pense  bem e responda: 

a)Você já é um Super-Herói? Por quê? Responda em seu caderno.

COMO VAMOS CONTAR ESSA HISTÓRIA

A tarefa agora é a de elaborar e construir uma HQ (história em quadrinhos) sobre descarte e reaproveitamento de dispositivos eletrônicos em 2050, imaginando/propondo soluções para a questão do consumo exacerbado e do impacto no ambiente.

 

Se você já é ou pretende ser esse Super-Herói do mundo real que segue os 3 Rs, vamos agora viajar no tempo. Imagine que estamos em 2050 e que o seu desafio é propor soluções para os problemas do consumo, descarte e reciclagem de dispositivos eletrônicos, criando uma história em quadrinhos. Solte a criatividade. E lembre que reduzir, reutilizar e reciclar são ações que nos fazem capazes de mudar o mundo. Literalmente! 

Obs: Você poderá usar um modelo de HQ apresentado na apostila do Aluno, pág 51, ou criar sua história em quadrinhos, preparando o roteiro, pensando nas personagens, no cenário, enfim, como contaria sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário