ESCOLA: E. E. PROF
JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO |
|||
DISCIPLINA: Tecnologia e Informação |
SÉRIE:
7º ano EF |
||
PROFESSOR: Ana Maria |
|||
CONTEÚDO:– A publicidade e o consumismo |
HORAS/AULA: 01 |
||
Dia
de envio: 11/09/20 |
DATA DE ENTREGA: 14/09/20 |
||
Objetivo
da Aula: Identificar as diversas manifestações culturais envolvendo as
TDIC e seus impactos como meio de inserção do indivíduo na sociedade moderna.
Nº aulas |
Dia da aula |
O QUE É PRA FAZER? |
1 |
10/09/20 Quinta-feira |
Leia com atenção os textos e faça o que se pede: -A publicidade e o
consumismo -REDUZIR, REUTILIZAR,
RECICLAR |
A publicidade e o consumismo
Para a atividade de hoje, vamos começar com uma
retomada da aula anterior... Pág 49 –
apostila 3º bim- Vol 03
O que
fazer com todo o lixo eletrônico gerado no mundo? Para discutir este problema,
vamos antes re ver alguns números. Leia com atenção os dados abaixo e tente
imaginar o tamanho desse desafio.
Você
deve estar se perguntando onde isso tudo vai parar… O descarte de celulares não
é o único vilão na questão de lixo eletrônico, mas como eles se tornaram um
objeto de desejo cada vez mais acessível, os brasileiros trocam de aparelho a
cada ano, em média. E, assim como em outros países do mundo, trocam sem
necessariamente precisar. Você não acha que é muito pouco tempo para usar um
produto eletrônico? Vamos fazer um teste? Analise anúncios de grandes lojas e
de operadoras de telefonia, e depois responda as perguntas a seguir.
1) Quem
define que está na hora de trocar o celular?
2) Analisando
os anúncios publicitários, qual o tipo de “pressão” são veiculadas?
3) Na
sua opinião, qual é o objetivo desse tipo de propaganda?
4) Será
que precisamos mesmo trocar de celular em tão pouco tempo, quando eles ainda
estão em bom estado? Justifique.
5) Por
que os celulares e outros produtos eletrônicos não duram muito mais?
REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR- Pág 50
1-Realize a leitura do texto abaixo, REDUZIR,
REUTILIZAR, RECICLAR analisando a ideia central e discutindo o que
entendeu .
Não é difícil ver que cada um de
nós é parte do problema. Mas a boa notícia é que também somos parte da solução!
Muitas vezes, somos levados a consumir mais, seja pelos fabricantes que fazem
produtos pouco duráveis ou pela publicidade, que transforma o consumo em uma
necessidade. Sim, isso se chama obsolescência programada. Apesar do nome
difícil, de forma resumida o conceito é mais ou menos assim: a indústria faz
produtos com prazo de validade pequeno e, assim, a gente não para de consumir!
Por isso, é preciso refletir sobre nossos hábitos de consumo. Você por acaso
conhece os 3 Rs? Pois eles são a chave para você começar a fazer a sua parte:
Reduzir, Reutilizar, Reciclar. Reduzir a produção de lixo (de qualquer lixo),
consumindo de forma mais consciente; Reutilizar os produtos, dando a eles uma
nova funcionalidade; e Reciclar, separando o lixo de forma correta para que
possa ser reaproveitado pela indústria.
2- Proponho que assista ao vídeo “Educação
Ambiental - Lixo”. Disponível em:
https://youtu.be/pvlncGoMboQ produzido por estudantes, enfatizando o papel
que todos nós temos na solução do problema do lixo.
Pense bem e responda:
a)Você já é um Super-Herói? Por quê? Responda em seu
caderno.
COMO VAMOS CONTAR ESSA HISTÓRIA
A tarefa agora é a de elaborar e
construir uma HQ (história em quadrinhos) sobre descarte e reaproveitamento de
dispositivos eletrônicos em 2050, imaginando/propondo soluções para a questão
do consumo exacerbado e do impacto no ambiente.
Se você já é ou pretende ser esse Super-Herói do
mundo real que segue os 3 Rs, vamos agora viajar no tempo. Imagine que estamos
em 2050 e que o seu desafio é propor soluções para os problemas do consumo,
descarte e reciclagem de dispositivos eletrônicos, criando uma história em
quadrinhos. Solte a criatividade. E lembre que reduzir,
reutilizar e reciclar são ações que nos fazem capazes de mudar o mundo.
Literalmente!
Obs: Você poderá usar um modelo de HQ
apresentado na apostila do Aluno, pág 51, ou criar sua história em quadrinhos,
preparando o roteiro, pensando nas personagens, no cenário, enfim, como
contaria sua história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário