ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO |
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DISCIPLINA: Língua
Portuguesa |
SÉRIE: 7º Ano A |
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PROFESSOR: Maria
Helena de Castro |
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CONTEÚDO: Variação
linguística, leitura e interpretação. |
HORAS/AULA: 6 aulas |
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PERÍODO: DATA DE
ENVIO: 09/09/2020 |
DATA DE ENTREGA: 15/09/2020 |
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HABILIDADES:
EF69LP56 - Fazer uso
consciente e reflexivo da norma-padrão em situações de fala e escrita em textos
de diferentes gêneros, levando em consideração o contexto, situação de produção
e as características do gênero. EF69LP44 - Inferir a presença de valores
sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos
literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares
sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o
contexto social e histórico de sua produção. EF69LP47 Analisar, em textos
narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada
gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas
partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos
cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos
verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades
linguísticas empregados. Expressões conotativas e processos figurativos e do
uso de recursos linguístico gramaticais próprios a cada gênero narrativo.
OBJETIVO: Leitura, recursos linguístico gramaticais.
Variação
linguística: Quando falamos em variação linguística, analisamos os diferentes modos
em que é possível expressar-se em uma língua, levando-se em conta a escolha de
palavras, a construção do enunciado e até o tom da fala. A língua é a nossa
expressão básica, e, por isso, ela muda de acordo com a cultura, a região, à
época, o contexto, as experiências e as necessidades do indivíduo e do grupo
que se expressa.
As variações estilísticas enviam ao contexto que
exige a adaptação da fala ou ao estilo dela. Aqui entram as questões de
linguagem formal e informal, adequação à norma-padrão ou despreocupação com seu
uso. O uso de expressões rebuscadas e o respeito às normas-padrão do idioma
remetem à linguagem tida como culta, que se opõe àquela linguagem mais
coloquial e familiar.
1. Leia a
música a seguir e faça o que se pede:
No
Ceará Não Tem Disso Não
Tenho visto tanto coisa nesse mundo de meu Deus
Coisas que prum cearense não existe explicação
Qualquer pinguinho de chuva fazer uma inundação
Moça se vestir de cobra e
dizer que é distração Vocês cá da capitá me adiscurpe essa expressão
No Ceará não tem disso não...
Tem disso não, tem disso não...
(Luiz Gonzaga)
a)
Que linguagem foi usada para escrever essa
música?
b)
Essa linguagem atrapalhou no entendimento da
música?
c)
Se essa música fosse escrita/cantada seguindo a
risca a norma culta da língua, continuaria com a mesma beleza melódica?
2. Leia o texto abaixo e responda as questões
sugeridas:
Nos últimos meses, as prefeituras municipais de
todo o Brasil, em especial as da Região Nordeste e Norte têm sofrido com a
queda de suas receitas devido o Governo Federal ter reduzido a zero um imposto
que beneficiou as montadoras de carro, mas que provocou o chamado “efeito
dominó”, afetando os cofres de milhares de municípios pobres ou de renda per
capita muito baixa.
(Jornal
Folha de São Paulo, 20/03/2012)
a) Que tipo de texto é esse acima?
b) Que
linguagem foi usada para escrever esse texto?
3. Que tipo de linguagem (culta
ou coloquial) podemos ou devemos usar nas seguintes situações: a)
Falando em público sobre política.
b)
Numa pequena mensagem de celular para um amigo
próximo.
c)
Numa pequena mensagem de celular para o seu
professor de português.
d)
Numa carta de reclamação para o presidente.
e)
Numa conversa na praça entre amigos.
f)
Um debate numa conferência nacional sobre meio
ambiente.
g)
Um bilhete para irmã explicando que você foi à
padaria comprar pão.
O LIVRO MÁGICO
Há muito tempo, numa época em
que as letras ainda falavam, existia um livro mágico carregado de surpresas e
aventuras. Nele, todas as letras viviam felizes, porque aguardavam a grande
assembleia. Consoantes e vogais se reuniam anualmente para formar novas
palavras. Era uma alegria sem tamanho! Afinal, todas as palavras que existem
hoje vieram daqueles encontros dentro do livro mágico.
Chegou o grande dia esperado por todas, o dia em que elas ganhariam
novas combinações e formariam novas palavras para a nossa língua. Todas estavam
ansiosas, menos a letra W que se considerava desnecessária, pois pouco era
usada.
Mas para formar novas palavras, as letras precisavam dar uma volta ao
redor do mundo, a fim de realizar descobertas e fazer novas amizades. E assim
foi feito. Quando chegou a hora de retornar para o livro mágico, todas estavam
felizes, pois haviam concretizado seus desejos e feito novas amizades. Inúmeras
palavras foram criadas naquele dia. Entretanto, uma delas sentiu a falta do W,
ele não havia retornado.
Então as letras resolveram fazer uma busca pelo mundo, foram em todos os
lugares onde acreditavam que o W poderia estar. Foram ao Brasil, ao Chile, à
Espanha, e nada. Finalmente, já no fim do dia, a letra T o encontrou numa
pequena ilha, muito triste, no Tawian. O T foi logo perguntando:
__ Por que você não foi com a gente de volta para o livro mágico?
Enfaticamente a letra W respondeu:
__ Sou desnecessário, pois sou pouco usado, as palavras não gostam de me
utilizar, e quando me usam, é somente para substituir a letra U ou a letra V.
__ Você é importante – retrucou o T, o alfabeto só se torna completo com
as 26 letras, sem você, estaríamos truncados e tristes. Volte conosco,
precisamos de você!
A letra W pensou muito no que a letra T havia dito. Resolveu então
voltar para o livro mágico e jurou diante de todo o alfabeto que algum dia
encontraria uma palavra importante que fosse conhecida por todos os seres
humanos.
Negrão, Agamenon Oliveira, Junho de 2018/Escola João Moreira Barroso/
Adaptação de Maurício Araújo/São Gonçalo do Amarante-CE
1) A finalidade do texto é
a) informar.
b) descrever.
c) convencer.
d) entreter.
2) O texto
a) conta a história das letras
que se reuniam para discutir sobre o livro mágico.
b) narra as aventuras dos livros
mágicos e de suas letras cheias de surpresas.
c) conta a história empolgante
de um livro mágico que pertencia ao mundo das letras.
d) narra a história de um livro
mágico e de uma letra que vivia triste.
3) Pode-se deduzir que a letra W
a) chamava a atenção das
palavras.
b) se considerava importante.
c) era importante no livro
mágico.
d) estava animado com a
assembleia.
4) No trecho: “que existem hoje...”,
o pronome destacado se refere
a) às palavras.
b) às letras.
c) aos encontros.
d) às consoantes e vogais.
5) O conflito central do enredo é desencadeado
a) pela assembleia que acontecia
anualmente.
b) pelo sentimento de
inferioridade da letra W.
c) pela busca feita pelas letras
ao redor do mundo.
d) pelo juramento feito pela
letra W diante do alfabeto.
6) Há uma opinião em
a) “Chegou o grande dia esperado
por todas...”
b) “Consoantes e vogais se
reuniam anualmente para formar novas palavras.”
c) “... o alfabeto só se torna
completo com as 26 letras, sem você, estaríamos truncados e tristes.”
d) “A letra W pensou muito no
que a letra T havia dito. Resolveu então voltar para o livro mágico...”
7) No trecho: “Consoantes e vogais se reuniam
anualmente para formar novas palavras.”, o
termo grifado introduz a) uma finalidade.
b) uma consequência.
c) uma concessão.
d) uma causa.
8) No trecho: “Inúmeras palavras foram criadas naquele dia. Entretanto, uma delas sentiu a falta do W, ele
não havia retornado.”, a palavra grifada foi usada para introduzir
a) uma explicação.
b) uma conclusão.
c) uma oposição.
d) uma adição.
9) Assinale a opção em que o trecho do texto apresenta uma causa em
relação ao fato anterior mencionado. a) “... porque aguardavam a grande
assembleia.”
b) “...pois pouco era usada.”
c) “...pois haviam concretizado
seus desejos e feito novas amizades.”
d) “...que fosse conhecida por
todos os seres humanos.”
10) No trecho: “...estaríamos truncados e tristes.”, a palavra
“truncados” pode ser substituída, sem alterar o sentido original do texto, por
a) magoados.
b) incompletos.
c) perfeitos.
d) inacabados.
11) Entende-se com a leitura do texto que
a) as letras viviam felizes
sempre, porque o livro continuamente trazia novas aventuras e surpresas.
b) todas as letras ficavam
ansiosas e felizes com a chegada do dia da grande assembleia.
c) a letra T foi encontrada numa
pequena ilha, muito triste.
d) as novas amizades e as
descobertas ao redor mundo eram fundamentais para formar novas palavras.
12) O desfecho do texto gira em torno de
a) uma aventura.
b) uma promessa.
c) um pacto.
d) uma descoberta.
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