sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Língua Portuguesa- 09/09

 

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO

DISCIPLINA: Língua Portuguesa

SÉRIE: 7º Ano A

PROFESSOR: Maria Helena de Castro

CONTEÚDO: Variação linguística, leitura e interpretação.

HORAS/AULA: 6 aulas

PERÍODO: DATA DE ENVIO: 09/09/2020

DATA DE ENTREGA: 15/09/2020

HABILIDADES: EF69LP56 - Fazer uso consciente e reflexivo da norma-padrão em situações de fala e escrita em textos de diferentes gêneros, levando em consideração o contexto, situação de produção e as características do gênero. EF69LP44 - Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção. EF69LP47 Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas empregados. Expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico gramaticais próprios a cada gênero narrativo.

OBJETIVO: Leitura, recursos linguístico gramaticais.

 

Variação linguística: Quando falamos em variação linguística, analisamos os diferentes modos em que é possível expressar-se em uma língua, levando-se em conta a escolha de palavras, a construção do enunciado e até o tom da fala. A língua é a nossa expressão básica, e, por isso, ela muda de acordo com a cultura, a região, à época, o contexto, as experiências e as necessidades do indivíduo e do grupo que se expressa.

As variações estilísticas enviam ao contexto que exige a adaptação da fala ou ao estilo dela. Aqui entram as questões de linguagem formal e informal, adequação à norma-padrão ou despreocupação com seu uso. O uso de expressões rebuscadas e o respeito às normas-padrão do idioma remetem à linguagem tida como culta, que se opõe àquela linguagem mais coloquial e familiar.

 

1. Leia a música a seguir e faça o que se pede:

No Ceará Não Tem Disso Não

Tenho visto tanto coisa nesse mundo de meu Deus

Coisas que prum cearense não existe explicação

Qualquer pinguinho de chuva fazer uma inundação

Moça se vestir de cobra e dizer que é distração Vocês cá da capitá me adiscurpe essa expressão

No Ceará não tem disso não...

Tem disso não, tem disso não...          

                                                                                                                                                     (Luiz Gonzaga)

 

a)      Que linguagem foi usada para escrever essa música?

b)      Essa linguagem atrapalhou no entendimento da música?

c)      Se essa música fosse escrita/cantada seguindo a risca a norma culta da língua, continuaria com a mesma beleza melódica?

 

2.    Leia o texto abaixo e responda as questões sugeridas:

Nos últimos meses, as prefeituras municipais de todo o Brasil, em especial as da Região Nordeste e Norte têm sofrido com a queda de suas receitas devido o Governo Federal ter reduzido a zero um imposto que beneficiou as montadoras de carro, mas que provocou o chamado “efeito dominó”, afetando os cofres de milhares de municípios pobres ou de renda per capita muito baixa.

         

(Jornal Folha de São Paulo, 20/03/2012)

 a)    Que tipo de texto é esse acima?

b)    Que linguagem foi usada para escrever esse texto?

 

3.    Que tipo de linguagem (culta ou coloquial) podemos ou devemos usar nas seguintes situações:    a)    Falando em público sobre política.  

b)       Numa pequena mensagem de celular para um amigo próximo. 

c)       Numa pequena mensagem de celular para o seu professor de português.  

d)       Numa carta de reclamação para o presidente. 

e)       Numa conversa na praça entre amigos. 

f)        Um debate numa conferência nacional sobre meio ambiente. 

g)       Um bilhete para irmã explicando que você foi à padaria comprar pão. 

 

O LIVRO MÁGICO

Há muito tempo, numa época em que as letras ainda falavam, existia um livro mágico carregado de surpresas e aventuras. Nele, todas as letras viviam felizes, porque aguardavam a grande assembleia. Consoantes e vogais se reuniam anualmente para formar novas palavras. Era uma alegria sem tamanho! Afinal, todas as palavras que existem hoje vieram daqueles encontros dentro do livro mágico.   

Chegou o grande dia esperado por todas, o dia em que elas ganhariam novas combinações e formariam novas palavras para a nossa língua. Todas estavam ansiosas, menos a letra W que se considerava desnecessária, pois pouco era usada.

Mas para formar novas palavras, as letras precisavam dar uma volta ao redor do mundo, a fim de realizar descobertas e fazer novas amizades. E assim foi feito. Quando chegou a hora de retornar para o livro mágico, todas estavam felizes, pois haviam concretizado seus desejos e feito novas amizades. Inúmeras palavras foram criadas naquele dia. Entretanto, uma delas sentiu a falta do W, ele não havia retornado.

Então as letras resolveram fazer uma busca pelo mundo, foram em todos os lugares onde acreditavam que o W poderia estar. Foram ao Brasil, ao Chile, à Espanha, e nada. Finalmente, já no fim do dia, a letra T o encontrou numa pequena ilha, muito triste, no Tawian. O T foi logo perguntando:

__ Por que você não foi com a gente de volta para o livro mágico?

Enfaticamente a letra W respondeu:

__ Sou desnecessário, pois sou pouco usado, as palavras não gostam de me utilizar, e quando me usam, é somente para substituir a letra U ou a letra V.

__ Você é importante – retrucou o T, o alfabeto só se torna completo com as 26 letras, sem você, estaríamos truncados e tristes. Volte conosco, precisamos de você!

A letra W pensou muito no que a letra T havia dito. Resolveu então voltar para o livro mágico e jurou diante de todo o alfabeto que algum dia encontraria uma palavra importante que fosse conhecida por todos os seres humanos.

Negrão, Agamenon Oliveira, Junho de 2018/Escola João Moreira Barroso/

Adaptação de Maurício Araújo/São Gonçalo do Amarante-CE

 

1) A finalidade do texto é

a)  informar.

b) descrever.

c)  convencer.

d) entreter.

 

2) O texto

a)  conta a história das letras que se reuniam para discutir sobre o livro mágico.

b) narra as aventuras dos livros mágicos e de suas letras cheias de surpresas.

c)  conta a história empolgante de um livro mágico que pertencia ao mundo das letras.

d) narra a história de um livro mágico e de uma letra que vivia triste.

 

3) Pode-se deduzir que a letra W

a)  chamava a atenção das palavras.

b) se considerava importante.

c)  era importante no livro mágico.

d) estava animado com a assembleia.

 

4) No trecho: “que existem hoje...”, o pronome destacado se refere

a)  às palavras.

b) às letras.

c)  aos encontros.

d) às consoantes e vogais.

 

5) O conflito central do enredo é desencadeado

a)  pela assembleia que acontecia anualmente.

b) pelo sentimento de inferioridade da letra W.

c)  pela busca feita pelas letras ao redor do mundo.

d) pelo juramento feito pela letra W diante do alfabeto.

 

6) Há uma opinião em

a)  “Chegou o grande dia esperado por todas...”

b) “Consoantes e vogais se reuniam anualmente para formar novas palavras.”

c)  “... o alfabeto só se torna completo com as 26 letras, sem você, estaríamos truncados e tristes.”

d) “A letra W pensou muito no que a letra T havia dito. Resolveu então voltar para o livro mágico...”

 

7) No trecho: “Consoantes e vogais se reuniam anualmente para formar novas palavras.”, o termo grifado introduz a) uma finalidade.

b) uma consequência.

c)  uma concessão.

d) uma causa.

 

8) No trecho: “Inúmeras palavras foram criadas naquele dia. Entretanto, uma delas sentiu a falta do W, ele não havia retornado.”, a palavra grifada foi usada para introduzir

a)  uma explicação.

b) uma conclusão.

c)  uma oposição.

d) uma adição.

 

9) Assinale a opção em que o trecho do texto apresenta uma causa em relação ao fato anterior mencionado. a) “... porque aguardavam a grande assembleia.”

b) “...pois pouco era usada.”

c)  “...pois haviam concretizado seus desejos e feito novas amizades.”

d) “...que fosse conhecida por todos os seres humanos.”

 

10) No trecho: “...estaríamos truncados e tristes.”, a palavra “truncados” pode ser substituída, sem alterar o sentido original do texto, por

a)  magoados.

b) incompletos.

c)  perfeitos.

d) inacabados.

 

11) Entende-se com a leitura do texto que

a)  as letras viviam felizes sempre, porque o livro continuamente trazia novas aventuras e surpresas.

b) todas as letras ficavam ansiosas e felizes com a chegada do dia da grande assembleia.

c)  a letra T foi encontrada numa pequena ilha, muito triste.

d) as novas amizades e as descobertas ao redor mundo eram fundamentais para formar novas palavras.

 

12) O desfecho do texto gira em torno de

a)  uma aventura.

b) uma promessa.

c)  um pacto.

d) uma descoberta.

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