sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Arte- 31/09

 

ROTEIRO DE ARTE

Nome da escola: E.E Prof João Pedro do Nascimento

 

Nome do(a) professor(a)

 

Ronaldo Rafael de Oliveira Pontes

Componente curricular 

 

Arte

Turma e/ou ano/série

 

7° Ensino Fundamental

Temporalidade

 

Número de aulas previstas

 

2 aulas

Período de realização

 

31 de Agosto e 02 de Setembro

3° BIMESTRE

31/08/2020

Atividade 3 – Ação Expressiva I - Apostila página 10

Copiar no caderno.

Para desenvolver esta atividade, realizaremos uma ações criativas.

Percurso inicial –1: Os conceitos de Narrativa, Eurocentrismo, e as diversas categorizações da Arte, Artesanato, Design e Folclore, analisando os aspectos históricos, sociais, culturais e políticos nas produções teatrais. 

Percurso – 2: Oriente os grupos a realizar uma pesquisa e seleção de um texto contendo uma lenda de matriz indígena, africana e/ou europeia, para servir de embasamento para a adaptação e criação de um roteiro de uma peça teatral e a sua encenação. 

Percurso – 3: Organizar a turma em grupos de três componentes, e tragam para esta aula: papel crepom, jornais e/ou revistas, tesoura sem ponta, fita crepe, retalhos de tecido, tnt etc., fantasias, figurinos para criação e confecção das personagens. Após finalizar o processo de criação, os grupos a técnica de manipulação de bonecos Teatro Bunraku – Japonês, técnica esta que será utilizada para manipular as personagens.

Teatro Bunraku – Japonês - Utiliza uma técnica de manipulação de bonecos realizada a três, na qual uma pessoa deve manipular com uma mão o corpo e com a outra, a cabeça. Uma segunda pessoa manipula os braços, sendo cada braço com uma mão, e uma terceira manipula as pernas, sendo cada perna com uma mão.

Percurso – 4: Apresentação dos vídeos indicados a seguir para um momento de apreciação das imagens de artistas, grupos e coletivos cênicos de teatro de animação. Observem e investigar, detalhadamente, os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.

Links vídeos para apreciação se poderem assistir, assustam:

Oficina de construção de bonecos. Youtube. Disponível em: 

https://www.youtube.com/watch?v=Xmm63FEBVo0 Acesso em: 28 jan. 2020.    

Cia Trucks- A bruxinha. Truks. Disponível em:

http://www.truks.com.br/videos/10-truks-a-bruxinha-cia-truks Acesso em: 28 jan. 2020.

Cia Trucks- O Amor. Truks. Disponível em: http://www.truks.com.br/videos/7-crescer-amar-demais-nao-faz-mal. Acesso em: 28 jan. 2020.

El teatro de marionetes Ningyo Johruri Bunraku. Youtube. Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=VV_cOq3zh4o. Acesso em: 28 jan. 2020. 100 anos da Imigração: teatro de marionete japonês. Youtube. Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=9fJ0tQV62MA. Acesso em: 28 jan. 2020.

Teatro japonês. Teatro Bunraku. Youtube. Disponível em: 

https://www.youtube.com/watch?v=NGsyXvmmP8w. Acesso em: 28 jan. 2020.

Percurso - 5: Finalizada as produções dos bonecos, da escolha da lenda e criação e adaptação de um roteiro, é o momento de organizar um cronograma de apresentações dos grupos.

Percurso final: Retomar com vocês o processo de pesquisa, apreciação, criação e produção da das personagens e das cenas, bem como os momentos de discussão sobre narrativas eurocêntricas, mediando uma roda de conversa.

 

 

 

02/09/2020

Atividade 4 – Ação Expressiva II - Apostila 10

Leitura.

A prática do teatro na escola possibilita que os participantes exprimam, de diferentes maneiras, os seus pontos de vista, fomentando a capacidade dos estudantes de manifestarem as suas sensações e posicionamentos, tanto no que se refere ao microcosmo das suas relações pessoais, quanto no que diz respeito às questões de sua comunidade e de seu país. 

Copiar no caderno. Se tudo der certo realizaremos está atividade presencialmente, mais quando isso copia no caderno.

Nesse contexto, esta atividade está dividida num percurso de aprendizagem estabelecido por um roteiro de trabalho que prevê: estudo, questionamentos, discussão, pesquisa e análise dos aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística entre as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.).

Grupo 1: Arte, 

Alunos: Bruno, Estefani, Jhenifer, Marcelle, Ronaldo.

Grupo 2: Artesanato, 

Alunos: Davi, Guilherme, Júlia, Marcelo, Tais.

Grupo 3: Design, 

Alunos: Deborah, Ildinei, Lowanna, Monalisa, Vinícius.

Grupo 4: Folclore

Alunos: Douglas, Jahir, Luan, Paola, Yago

 

1ª Etapa: A palavra Arte que tem, em sua origem, o significado de técnica e habilidade e pode ser compreendida como a capacidade que o ser humano tem de manifestar suas ideias e cultura, utilizando-se de símbolos, signos e elementos de comunicação. Desde a época das cavernas, os seres humanos se comunicavam por meio dela, a chamada arte rupestre e, ao longo do tempo, a história da arte tenta categorizar e compreender as diversas mudanças no fazer artístico. 

2ª Etapa: Respondem os questionamentos indicados:

1.    Você sabe quais são as diferenças existentes entre o trabalho de um artista de um artesão? 

 

 

 

2.    Você sabe quais são as diferenças e semelhanças entre arte e design?

 

 

 

3.    Defina o que é folclore. 

 

 

 

3ª Etapa: Dividir a turma em quatro grupos e realizaram uma pesquisa em livros, revistas, internet etc. de imagens e textos sobre os conceitos de arte, artesanato, folclore, design com foco nos aspectos históricos, sociais e políticos das produções artísticas;

4ª Etapa: Finalizadas as pesquisas, os grupos na confecção de quatro painéis, utilizando papel pardo e/ou cartolina, tesoura, cola, fita adesiva, caneta hidrocor etc., os quais deverão ter todas as informações e imagens coletadas; 

5ª Etapa: Um a um de cada grupo apresentará a sua pesquisa para socializar as informações e embasar a análise e discussão;

6ª Etapa: Os conceitos de narrativa e eurocentrismo. Em seguida, uma análise crítica e um debate do material pesquisado, problematizando as narrativas eurocêntricas nas diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design). 

7ª Etapa: Registrem individualmente em seu caderno, suas suposições, ideias e argumentos, tendo como exemplo o quadro indicado a seguir.

 

Para saber mais:

As principais diferenças entre a arte e o design. Printi. Disponível em: 

https://www.printi.com.br/blog/principais-diferencas-entre-arte-e-o-design. Acesso em:23 jun. 2020.

Confira 3 diferenças básicas entre arte e artesanato. Comalma. Disponível em: 

https://www.comalma.com.br/confira-3-diferencas-basicas-entre-arte-e-artesa nato/. Acesso em: 23 jun. 2020.

Eurocentrismo. Todoestudo. Disponível em: 

https://www.todoestudo.com.br/sociologia/eurocentrismo. Acesso em 23 jun. 2020.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário