ROTEIRO
DE ARTE
Nome da escola: E.E Prof João Pedro do
Nascimento
Nome do(a) professor(a) |
Ronaldo Rafael
de Oliveira Pontes |
Componente curricular |
Arte |
Turma e/ou ano/série |
7° Ensino
Fundamental |
Temporalidade |
|
Número de aulas previstas |
2 aulas |
Período de realização |
31 de Agosto e
02 de Setembro |
3° BIMESTRE
31/08/2020
Atividade
3 – Ação Expressiva I - Apostila página 10
Copiar no caderno.
Para desenvolver esta atividade, realizaremos uma ações
criativas.
Percurso inicial –1: Os conceitos de Narrativa,
Eurocentrismo, e as diversas categorizações da Arte, Artesanato, Design e
Folclore, analisando os aspectos históricos, sociais, culturais e políticos nas
produções teatrais.
Percurso – 2: Oriente os grupos a realizar uma pesquisa e
seleção de um texto contendo uma lenda de matriz indígena, africana e/ou
europeia, para servir de embasamento para a adaptação e criação de um roteiro
de uma peça teatral e a sua encenação.
Percurso – 3: Organizar a turma em grupos de três
componentes, e tragam para esta aula: papel crepom, jornais e/ou revistas,
tesoura sem ponta, fita crepe, retalhos de tecido, tnt etc., fantasias,
figurinos para criação e confecção das personagens. Após finalizar o processo
de criação, os grupos a técnica de manipulação de bonecos Teatro Bunraku –
Japonês, técnica esta que será utilizada para manipular as personagens.
Teatro Bunraku – Japonês - Utiliza uma técnica de manipulação
de bonecos realizada a três, na qual uma pessoa deve manipular com uma mão o
corpo e com a outra, a cabeça. Uma segunda pessoa manipula os braços, sendo
cada braço com uma mão, e uma terceira manipula as pernas, sendo cada perna com
uma mão.
Percurso – 4: Apresentação dos vídeos indicados a seguir
para um momento de apreciação das imagens de artistas, grupos e coletivos
cênicos de teatro de animação. Observem e investigar, detalhadamente, os modos
de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação
profissional em teatro.
Links
vídeos para apreciação se poderem assistir, assustam:
Oficina de construção de bonecos. Youtube. Disponível
em:
https://www.youtube.com/watch?v=Xmm63FEBVo0
Acesso em: 28 jan. 2020.
Cia Trucks- A bruxinha. Truks. Disponível em:
http://www.truks.com.br/videos/10-truks-a-bruxinha-cia-truks
Acesso em: 28 jan. 2020.
Cia Trucks- O Amor. Truks. Disponível em: http://www.truks.com.br/videos/7-crescer-amar-demais-nao-faz-mal.
Acesso em: 28 jan. 2020.
El teatro de
marionetes Ningyo Johruri Bunraku. Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VV_cOq3zh4o. Acesso em: 28 jan. 2020. 100 anos da
Imigração: teatro de marionete japonês. Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9fJ0tQV62MA. Acesso em: 28 jan. 2020.
Teatro japonês. Teatro Bunraku. Youtube. Disponível
em:
https://www.youtube.com/watch?v=NGsyXvmmP8w.
Acesso em: 28 jan. 2020.
Percurso - 5: Finalizada as produções dos bonecos, da
escolha da lenda e criação e adaptação de um roteiro, é o momento de organizar
um cronograma de apresentações dos grupos.
Percurso final: Retomar com vocês o processo de pesquisa,
apreciação, criação e produção da das personagens e das cenas, bem como os
momentos de discussão sobre narrativas eurocêntricas, mediando uma roda de
conversa.
02/09/2020
Atividade
4 – Ação Expressiva II - Apostila 10
Leitura.
A prática do teatro na escola possibilita que os
participantes exprimam, de diferentes maneiras, os seus pontos de vista,
fomentando a capacidade dos estudantes de manifestarem as suas sensações e
posicionamentos, tanto no que se refere ao microcosmo das suas relações
pessoais, quanto no que diz respeito às questões de sua comunidade e de seu
país.
Copiar no caderno. Se tudo der certo realizaremos está
atividade presencialmente, mais quando isso copia no caderno.
Nesse contexto, esta atividade está dividida num percurso
de aprendizagem estabelecido por um roteiro de trabalho que prevê: estudo,
questionamentos, discussão, pesquisa e análise dos aspectos históricos, sociais
e políticos da produção artística entre as diversas categorizações da arte
(arte, artesanato, folclore, design etc.).
Grupo 1: Arte,
Alunos: Bruno, Estefani, Jhenifer, Marcelle, Ronaldo.
Grupo 2: Artesanato,
Alunos: Davi, Guilherme, Júlia, Marcelo, Tais.
Grupo 3: Design,
Alunos: Deborah, Ildinei, Lowanna, Monalisa, Vinícius.
Grupo 4: Folclore
Alunos: Douglas, Jahir, Luan, Paola, Yago
1ª Etapa: A palavra Arte que tem, em sua origem, o
significado de técnica e habilidade e pode ser compreendida como a capacidade
que o ser humano tem de manifestar suas ideias e cultura, utilizando-se de
símbolos, signos e elementos de comunicação. Desde a época das cavernas, os
seres humanos se comunicavam por meio dela, a chamada arte rupestre e, ao longo
do tempo, a história da arte tenta categorizar e compreender as diversas
mudanças no fazer artístico.
2ª Etapa: Respondem os questionamentos indicados:
1. Você
sabe quais são as diferenças existentes entre o trabalho de um artista de um
artesão?
2. Você
sabe quais são as diferenças e semelhanças entre arte e design?
3. Defina
o que é folclore.
3ª Etapa: Dividir a turma em quatro grupos e realizaram uma
pesquisa em livros, revistas, internet etc. de imagens e textos sobre os
conceitos de arte, artesanato, folclore, design com foco nos aspectos
históricos, sociais e políticos das produções artísticas;
4ª Etapa: Finalizadas as pesquisas, os grupos na confecção
de quatro painéis, utilizando papel pardo e/ou cartolina, tesoura, cola, fita
adesiva, caneta hidrocor etc., os quais deverão ter todas as informações e
imagens coletadas;
5ª Etapa: Um a um de cada grupo apresentará a sua pesquisa
para socializar as informações e embasar a análise e discussão;
6ª Etapa: Os conceitos de narrativa e eurocentrismo. Em
seguida, uma análise crítica e um debate do material pesquisado,
problematizando as narrativas eurocêntricas nas diversas categorizações da arte
(arte, artesanato, folclore, design).
7ª Etapa: Registrem individualmente em seu caderno, suas
suposições, ideias e argumentos, tendo como exemplo o quadro indicado a seguir.
Para saber mais:
As principais diferenças entre a arte e o design. Printi.
Disponível em:
https://www.printi.com.br/blog/principais-diferencas-entre-arte-e-o-design. Acesso em:23 jun.
2020.
Confira 3 diferenças básicas entre arte e artesanato.
Comalma. Disponível em:
https://www.comalma.com.br/confira-3-diferencas-basicas-entre-arte-e-artesa
nato/. Acesso em: 23 jun.
2020.
Eurocentrismo. Todoestudo. Disponível em:
https://www.todoestudo.com.br/sociologia/eurocentrismo.
Acesso em 23 jun. 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário