sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Arte- 10/09

 

ROTEIRO DE ARTE

Nome da escola: E.E João Pedro do Nascimento

 

Nome do(a) Professor)

 

Ronaldo Rafael de Oliveira Pontes

Componente curricular 

 

Arte

Turma e/ou ano/série

 

7° Ensino Fundamental

Temporalidade

 

Número de aulas previstas

 

1 aula

Período de realização

 

10 de Setembro

3° BIMESTRE

10/09/2020

Situação de aprendizagem II - Apostila página 10

Habilidade (EF07AR26): Explorar diferentes elementos envolvidos na composição de acontecimentos cênicos do teatro de animação (personagens, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.

Objetos de Conhecimento: Elementos da Linguagem

  teatro de animação

  elementos na composição cênica - personagens, adereços, cenários, iluminação, sonoplastia

 

Nesta situação de aprendizagem estão previstas cinco atividades. Nelas, diferentes elementos envolvidos na composição de acontecimentos cênicos do teatro de animação (personagens, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia), explorando e reconhecendo seus vocabulários. 

 

COPIAR O TEXTO NO CADERNO:

Adereço: Acessório que compõem o conjunto estético de um personagem.

Cenografia – Processo de criação e construção do acontecimento teatral no seu aspecto espacial e da imagem cênica. Em sua linguagem artístico-estética, utiliza-se de elementos como cor, luz, forma, linha e volume para solucionar esteticamente as necessidades poéticas apresentadas pelo espetáculo. Hoje, projetos cenográficos são expandidos para além da cena teatral, podendo ser encontrados em exposições, ambientes, lugares para as mídias e eventos artístico-estéticos.

Espaço cênico – Espaço onde a cena teatral acontece. Na contemporaneidade, o fenômeno teatral pode acontecer em qualquer lugar, transformando qualquer espaço em espaço cênico. Essa metamorfose do espaço acontece com a presença do ator em ação.

Iluminador – Profissional responsável por toda a iluminação do espetáculo, desde sua criação até a operação no momento da cena

Personagem – De modo mais esquemático, a palavra deriva do grego: persona (máscara) e agon (que debate, que “fala” por si, que se apresenta). Então, sendo uma máscara, não é uma pessoa, mas alguém que se coloca no lugar da pessoa como se fora ela. Nas formas da tragédia, da comédia e do drama satírico, havia o coro, que era uma personagem coletiva que representava o Estado (o número de homens variava, dependendo do gênero). Vale lembrar que, no teatro erudito, diferentemente do popular, os atores eram sempre homens.

Sonoplastia – Conjunto de sons e efeitos sonoros criados para uma atividade artística, proveniente de músicas, ruídos, vozes, e outras fontes e formas sonoras.

Teatro de bonecos – Gênero teatral em que bonecos representam personagens antropomorfos, zoomorfos e míticos. Nesses espetáculos, o ator- -manipulador quase sempre não é visível, colocando-se atrás de anteparos. De acordo com as possibilidades de manipulação, os bonecos podem ser: de luva, também conhecidos como fantoches; de vara e varetas; de fios e articulados.

Teatro de objetos – O primeiro festival de teatro de objetos aconteceu em 1983, na França. Trata-se de uma modalidade de teatro de animação que conta histórias por meio da manipulação de objetos, formando imagens poéticas repletas de simbologia. São utilizados objetos do cotidiano que, com a incidência das luzes cênicas sobre eles e com o jogo de sensações entre os atores e os objetos, assumem uma carga de significados

Teatro de sombras – Surge na China por volta de 5000 a.C. Por meio de uma tela de tecido branco esticado, silhuetas recortadas em papel firme são coladas em varas de madeira e movimentadas contra a luz, que incide dando o efeito de sombra na tela. A técnica consiste na utilização de uma tela, para esconder atores e bonecos que, por sua vez, pela incidência da luz sobre seus corpos, são projetados nessa mesma tela. Assim, as histórias são narradas por esses bonecos, que podem ser articulados ou não. Esse tipo de teatro é considerado o precursor do cinema.

 

Para saber mais:

Elementos do Teatro. Arte.seed. Disponível em:  http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=197. Acesso em: 29 jan. 2020.

Luz no teatro. Slides are. Disponível em: https://pt.slideshare.net/celsoviviani/luz-no-teatro. Acesso em: 29 jan. 2020.

Como criar uma sonoplastia. Teatro na sala de aula. Disponível em: 

https://teatronasaladeaula.com.br/como-criar-uma-sonoplastia/. Acesso em: 28 jan. 2020. 

Educação e Estética e artística. Educação artística. Disponível em: 

.http://educacaoartistica.dge.mec.pt/teatro-glossario.htm   l. Acesso em: 28 jan. 2020. 

 

Atividade 1 – Sondagem

COPIAR NO CADERNO E RESPONDER AS QUESTÕES:

Sondagem a respeito dos elementos envolvidos nas produções de Teatro de Animação que eles conhecem e/ou têm acesso. Os conceitos de personagens, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia e a importância desses elementos para a produção teatral.

Registrem, no caderno, as seguintes questões:

1.            Vocês já assistiram a algum espetáculo de teatro de animação? Foi ao vivo, pela TV e/ou internet? Conte um pouco de suas experiências.

 

 

 

2.            Já participou na escola ou em centros culturais de confecção de bonecos e produção de teatro de animação? Conte suas experiências.

 

 

 

3.            Qual a importância dos elementos - personagens, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia - para a produção teatral?

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário