ESCOLA:
E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO |
|||
DISCIPLINA: Língua Portuguesa |
SÉRIE: 7º Ano A |
||
PROFESSOR: Maria Helena de Castro |
|||
CONTEÚDO: Leitura, análise,
interpretação de textos. |
HORAS/AULA: 6 aulas |
||
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 16/09/2020 |
DATA DE ENTREGA: 22/09/2020 |
||
Habilidades: EF69LP16A – Analisar as formas de composição dos gêneros
textuais do campo jornalístico.
EF67LP14A – Definir o contexto de produção da entrevista (objetivos, o
que se pretende conseguir, escolha do entrevistado etc.
Texto 1 - ÁRVORE – Lucifrance Carvalho
Árvore vida,
Árvore linda.
Noite serena,
Onde reina
Na friagem,
A miragem E a coragem.
Verde criança,
Que balança
Cheio de esperança. No vento sereno,
Galhos morenos Que afagam o coração E apagam a
solidão!
Texto 2 –
“NAS ENTRELINHAS” – Maristela de Moraes
Tudo me
serve de inspiração Um gesto, uma paisagem Uma canção, um não.
Passo o pincel no quadro branco E as letras e
cores se multiplicam E assim, com o sorriso franco. Ponho sentido Numa folha de papel Em
branco.
1) Qual é a finalidade dos
textos lidos?
2) Em quais suportes (meios de
comunicação) esses textos podem ser publicados?
3) Quem é o público-alvo (tipo
de leitor) desses textos?
4) Por que os textos lidos
pertencem ao gênero poema?
5) Quantos versos há no texto 1?
6) Quantos versos há no texto 2?
7) Quantas estrofes há no texto
1?
8) Quantas estrofes há no texto
2?
Histórico Escolar Desde
pequeno, Na escola, eu fui Fui pra aprendê o beabá E os número a conta! Foi na escola que aprendi A grande lição da vida: Que a gente num tá sozinho E que o
mundo tá todinho ali! |
Dos meus professores Guardo
lembrança boa... Mas dos meus amigos, Permanece a amizade. Hoje adulto Sou formado, sou sabido! E parte do que eu sou Devo a
escola que me formou. |
Amadora Fraiz Vilar Della Beta.
9) Qual é a temática explorada
pelo poeta?
10) O texto apresenta marcas
linguísticas próprias do uso da fala, transcreva-as. (copie do texto)
11) Qual foi a intenção do autor
ao utilizar-se dessa “maneira de falar”?
12) Na produção do texto, o autor
utilizou palavras apropriadas com o objetivo de provocar a sonoridade no poema.
Transcreva-as. (copie do texto) 13) Quantos versos tem esse poema?
Na primeira vídeoaula, você viu um poema de
literatura de Cordel. Agora, vamos
ampliar seu conhecimento sobre essa literatura.
Características essenciais:
•
Linguagem coloquial;
•
Temas diversos, como Folclore brasileiro.
Regionalismo, acontecimentos do dia a dia, fatos históricos, políticos,
religiosos, etc.
•
Presença de oralidade e sonoridade; Predomínio de hironia, humor, sarcasmo;
•
Uso de figuras de linguagem.
A SECA DO CEARÁ
Seca as terras as folhas caem,
Morre o gado sai o povo,
O vento varre a campina,
Rebenta a seca de novo;
Cinco, seis mil emigrantes
Flagelados retirantes
Vagam mendigando o pão,
Acabam-se os animais Ficando
limpo os currais Onde houve a criação.
Não se vê
uma folha verde Em todo aquele sertão Não há um ente d’aqueles Que mostre satisfação
Os touros que nas fazendas
[...]
Entravam em lutas tremendas,
Hoje nem vão mais o campo
É um sítio de amarguras Nem mais
nas noites escuras Lampeja um só pirilampo.
[...]
E a fome obedecendo
A sentença foi cumprida
Descarregando lhe o gládio
Tirou-lhe de um golpe a vida
Não olhou o seu estado
Deixando desemparado
Ao pé de si um filinho,
Dizendo já existisses
Porque da terra saísses
Volta ao mesmo caminho.
Leandro Gomes de Barros
14 - O autor faz uso da
linguagem formal ou informal? Justifique com passagens do texto.
15 - Qual é o tema tratado no
poema?
16 - Quais sentimentos ficam
evidentes na fala do eu lírico?
Texto para às questões 17 a 21
Criada há mais de 50 anos, a
Turma da Mônica vai enfim virar gente de verdade. Depois de estampar tirinhas
diárias em jornais e páginas de gibis publicados em 29 países, de estrelar
desenhos animados, espetáculos teatrais, jogos e até aplicativos para celular,
os personagens que o cartunista Mauricio de Sousa criou a partir de sua filha e
dos amiguinhos dela serão interpretados por crianças de carne e osso.
Em 2018, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali
voltarão ao cinema no filme “Laços”. (...) Aos 81 anos, Mauricio de Sousa
destaca na entrevista a seguir o sucesso global de suas criações, fala de uma
iniciativa para ajudar filhos brasileiros de decasséguis a se ambientar melhor
no Japão e lamenta a criação de barreiras entre países.
Revista - Por que colocar crianças de verdade
nos papéis da Turma da Mônica pela primeira vez num filme?
Mauricio
de Sousa - Estamos ousando. Fui convencido de que agora temos capacidade e boas
condições de encarar esse desafio. Podemos treinar os cãezinhos e cuidar bem da
criançada que vai trabalhar no filme.
Queremos um filme alegre, que inspire e que marque época.
Revista - Como será a escolha dos atores?
Mauricio
de Sousa - Logicamente vamos buscar crianças com as características físicas mais
parecidas com as personagens, mas vamos atrás de talento. (...)
Revista - A Turma da Mônica é imune à crise?
Mauricio
de Sousa - Nós temos 10 milhões de leitores permanentes no Brasil. Isso vem se
mantendo de forma constante ao longo dos anos.
Entra
crise, sai crise, a gente continua vendendo milhões. (...) Revista - Antes do YouTube, suas histórias em quadrinhos circulavam em
quase trinta países. Quais adaptações precisaram ser feitas para atender às
diferentes culturas?
Mauricio de Sousa - Pouca
coisa. Por exemplo, na Indonésia, quando a Mônica e a Magali iam à praia,
tinham de usar um maiô inteiriço e não biquíni. Há países em que o Bidú
(cachorro) não pode fazer xixi no poste, senão a editora é multada. Na Grécia,
os meninos não podem de jeito nenhum assobiar para uma menina na rua. A gente
vai aprendendo o que é mico e faz o que é permitido.
Revista - E no Brasil, de que forma as
características das personagens se adequaram aos novos tempos?
Mauricio de Sousa - No começo
a Mônica era um pouquinho mais violenta, dava umas pegadas mais doloridas na
turminha. Uma criança de Brasília nos escreveu dizendo que se ela continuasse
batendo daquele jeito no Cebolinha, ele não compraria mais a revista. Aquilo
tocou o estúdio todo. Acompanhamos o que acontece.
Revista - Além dos quadrinhos, há outros
segmentos a marca é líder de mercado?
Mauricio de Sousa - Sim. A
maçã é um deles. Líder inconteste. Eu não sou a serpente do paraíso, mas eu que
inventei essa maçã (risos). Eu tinha filhos pequenos e quando eles comiam uma
maçã, deixavam metade. Ou, quando queriam levar para a escola, não cabia na
lancheira. Até que visitei uma plantação em Santa Catarina e vi umas maçãs
pequenas, que não eram vendidas no mercado. Serviam para fazer pasta e dar para
os animais. Pois era justamente aquela a maçã, pequena, que eu queria para dar
a meus filhos. Ela cabia na lancheira. Eu sugeri lançar como a maçã da Turma da
Mônica e foi aquele arraso. Hoje temos pêra, kiwi, cenoura, a alface do
Horácio…(...)
Revista - Vivemos um momento de intolerância
também no Brasil. De que forma sua
atuação pode despertar nas novas gerações uma maior aceitação do outro?
Mauricio
de Sousa - Fazendo um trabalho que mostre o contrário: que tolerância,
solidariedade, respeito sejam vistas de forma positiva e que trazem
felicidade.(...)
https://istoe.com.br/o-mundo-precisa-de-mais-turmas-da-monica/adaptada
17. Quem é o
entrevistador e quem é o entrevistado no texto acima?
18 a. Por que
Mauricio de Sousa decidiu colocar crianças de verdade nos papéis da Turma da
Mônica em um filme que será lançado em 2018?
b. Explique
quais adaptações precisaram ser feitas para atender às diferentes culturas nos
países onde o gibi
da Turma da Mônica é veiculado?
19.
De acordo com o texto, explique de que forma as
características das personagens se adequaram aos novos tempos no Brasil.
20.
Explique como a maça passou a ser comercializada
com a marca Turma da Mônica e virou líder no mercado.
21.
Diante de tanta intolerância ocorrida no Brasil
e no mundo, como Mauricio de Sousa,
pretende despertar nas novas gerações uma maior aceitação do outro?
22.
Leia a tirinha
abaixo:
https://pt.pokerstrategy.com/news/content/Tirinha-de-Poker-A-entrevista_100579/
a) Por que o texto acima é
considerado uma entrevista (reportagem)?
b) Com base nas explicações
feitas durante as aulas, responda qual a diferença entre notícia e
reportagem?
Nenhum comentário:
Postar um comentário