sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Língua Portuguesa- 16/09

 

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO

DISCIPLINA: Língua Portuguesa

SÉRIE: 7º Ano A

PROFESSOR: Maria Helena de Castro

CONTEÚDO: Leitura, análise, interpretação de textos.

HORAS/AULA: 6 aulas

PERÍODO: DATA DE ENVIO: 16/09/2020

DATA DE ENTREGA: 22/09/2020

 

Habilidades: EF69LP16A – Analisar as formas de composição dos gêneros textuais do campo jornalístico.  

EF67LP14A – Definir o contexto de produção da entrevista (objetivos, o que se pretende conseguir, escolha do entrevistado etc.

 

Texto 1 - ÁRVORE – Lucifrance Carvalho  

  

Árvore vida,  Árvore linda. 

Noite serena, 

Onde reina 

Na friagem,  A miragem  E a coragem. 

Verde criança, 

Que balança 

Cheio de esperança.  No vento sereno, 

Galhos morenos Que afagam o coração E apagam a solidão!  

  

Texto 2 – “NAS ENTRELINHAS” – Maristela de Moraes  

  

Tudo me serve de inspiração Um gesto, uma paisagem Uma canção, um não. 

Passo o pincel no quadro branco E as letras e cores se multiplicam E assim, com o sorriso franco.  Ponho sentido Numa folha de papel Em branco. 

  

1)    Qual é a finalidade dos textos lidos?  

2)    Em quais suportes (meios de comunicação) esses textos podem ser publicados?  

3)    Quem é o público-alvo (tipo de leitor) desses textos?  

4)    Por que os textos lidos pertencem ao gênero poema?  

5)    Quantos versos há no texto 1?  

6)    Quantos versos há no texto 2?  

7)    Quantas estrofes há no texto 1?  

8)    Quantas estrofes há no texto 2?  

  

     

Histórico Escolar   

      Desde pequeno,  

      Na escola, eu fui  

Fui pra aprendê o beabá  E os número a conta!  

 

Foi na escola que aprendi  A grande lição da vida:  

Que a gente num tá sozinho  

E que o mundo tá todinho ali!  

 

Dos meus professores   Guardo lembrança boa...  

Mas dos meus amigos,  Permanece a amizade.  

 

Hoje adulto  

Sou formado, sou sabido!  

E parte do que eu sou  

Devo a escola que me formou.

                                                                                                                        Amadora Fraiz Vilar Della Beta.           

9)    Qual é a temática explorada pelo poeta?  

10) O texto apresenta marcas linguísticas próprias do uso da fala, transcreva-as. (copie do texto)  

11) Qual foi a intenção do autor ao utilizar-se dessa “maneira de falar”?  

12) Na produção do texto, o autor utilizou palavras apropriadas com o objetivo de provocar a sonoridade no poema. Transcreva-as. (copie do texto)   13) Quantos versos tem esse poema? 

 

Na primeira vídeoaula, você viu um poema de literatura de Cordel.        Agora, vamos ampliar seu conhecimento sobre essa literatura.  

  

       Características essenciais:  

  

       Linguagem coloquial; 

       Temas diversos, como Folclore brasileiro. Regionalismo, acontecimentos do dia a dia, fatos históricos, políticos, religiosos, etc. 

       Presença de oralidade e sonoridade;      Predomínio de hironia, humor, sarcasmo; 

       Uso de figuras de linguagem. 

   

            


           A SECA DO CEARÁ     

    

Seca as terras as folhas caem, 

Morre o gado sai o povo, 

O vento varre a campina, 

Rebenta a seca de novo; 

Cinco, seis mil emigrantes 

Flagelados retirantes 

Vagam mendigando o pão, 

Acabam-se os animais  Ficando limpo os currais Onde houve a criação. 

 

Não se vê uma folha verde Em todo aquele sertão Não há um ente d’aqueles  Que mostre satisfação 

Os touros que nas fazendas 

  

                 [...]  

Entravam em lutas tremendas,

Hoje nem vão mais o campo 

É um sítio de amarguras  Nem mais nas noites escuras Lampeja um só pirilampo. 

                                 

                [...] 

 

E a fome obedecendo 

A sentença foi cumprida 

Descarregando lhe o gládio 

Tirou-lhe de um golpe a vida 

Não olhou o seu estado 

Deixando desemparado 

Ao pé de si um filinho, 

Dizendo já existisses 

Porque da terra saísses 

Volta ao mesmo caminho. 


                                                                                                            Leandro Gomes de Barros  

  

14  - O autor faz uso da linguagem formal ou informal? Justifique com passagens do texto.  

15  - Qual é o tema tratado no poema?  

16  - Quais sentimentos ficam evidentes na fala do eu lírico?  

  

  

Texto para às questões 17 a 21  

  Criada há mais de 50 anos, a Turma da Mônica vai enfim virar gente de verdade. Depois de estampar tirinhas diárias em jornais e páginas de gibis publicados em 29 países, de estrelar desenhos animados, espetáculos teatrais, jogos e até aplicativos para celular, os personagens que o cartunista Mauricio de Sousa criou a partir de sua filha e dos amiguinhos dela serão interpretados por crianças de carne e osso. 

Em 2018, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali voltarão ao cinema no filme “Laços”. (...) Aos 81 anos, Mauricio de Sousa destaca na entrevista a seguir o sucesso global de suas criações, fala de uma iniciativa para ajudar filhos brasileiros de decasséguis a se ambientar melhor no Japão e lamenta a criação de barreiras entre países.

Revista - Por que colocar crianças de verdade nos papéis da Turma da Mônica pela primeira vez num filme?  

Mauricio de Sousa - Estamos ousando. Fui convencido de que agora temos capacidade e boas condições de encarar esse desafio. Podemos treinar os cãezinhos e cuidar bem da criançada que vai trabalhar no filme. 



Queremos um filme alegre, que inspire e que marque época. 

Revista - Como será a escolha dos atores?  

Mauricio de Sousa - Logicamente vamos buscar crianças com as características físicas mais parecidas com as personagens, mas vamos atrás de talento. (...) 

Revista - A Turma da Mônica é imune à crise?  

Mauricio de Sousa - Nós temos 10 milhões de leitores permanentes no Brasil. Isso vem se mantendo de forma constante ao longo dos anos. 

Entra crise, sai crise, a gente continua vendendo milhões. (...) Revista - Antes do YouTube, suas histórias em quadrinhos circulavam em quase trinta países. Quais adaptações precisaram ser feitas para atender às diferentes culturas?  

Mauricio de Sousa - Pouca coisa. Por exemplo, na Indonésia, quando a Mônica e a Magali iam à praia, tinham de usar um maiô inteiriço e não biquíni. Há países em que o Bidú (cachorro) não pode fazer xixi no poste, senão a editora é multada. Na Grécia, os meninos não podem de jeito nenhum assobiar para uma menina na rua. A gente vai aprendendo o que é mico e faz o que é permitido. 

Revista - E no Brasil, de que forma as características das personagens se adequaram aos novos tempos?  

Mauricio de Sousa - No começo a Mônica era um pouquinho mais violenta, dava umas pegadas mais doloridas na turminha. Uma criança de Brasília nos escreveu dizendo que se ela continuasse batendo daquele jeito no Cebolinha, ele não compraria mais a revista. Aquilo tocou o estúdio todo. Acompanhamos o que acontece.  

Revista - Além dos quadrinhos, há outros segmentos a marca é líder de mercado?  

Mauricio de Sousa - Sim. A maçã é um deles. Líder inconteste. Eu não sou a serpente do paraíso, mas eu que inventei essa maçã (risos). Eu tinha filhos pequenos e quando eles comiam uma maçã, deixavam metade. Ou, quando queriam levar para a escola, não cabia na lancheira. Até que visitei uma plantação em Santa Catarina e vi umas maçãs pequenas, que não eram vendidas no mercado. Serviam para fazer pasta e dar para os animais. Pois era justamente aquela a maçã, pequena, que eu queria para dar a meus filhos. Ela cabia na lancheira. Eu sugeri lançar como a maçã da Turma da Mônica e foi aquele arraso. Hoje temos pêra, kiwi, cenoura, a alface do Horácio…(...) 

Revista - Vivemos um momento de intolerância também no Brasil. De que  forma sua atuação pode despertar nas novas gerações uma maior aceitação  do outro?  

Mauricio de Sousa - Fazendo um trabalho que mostre o contrário: que tolerância, solidariedade, respeito sejam vistas de forma positiva e que trazem felicidade.(...) 

https://istoe.com.br/o-mundo-precisa-de-mais-turmas-da-monica/adaptada  

  

  

17. Quem é o entrevistador e quem é o entrevistado no texto acima? 

 

18 a. Por que Mauricio de Sousa decidiu colocar crianças de verdade nos papéis da Turma da Mônica em um filme que será lançado em 2018? 

 

b. Explique quais adaptações precisaram ser feitas para atender às diferentes culturas nos países onde o gibi

da Turma da Mônica é veiculado? 

 

19.     De acordo com o texto, explique de que forma as características das personagens se adequaram aos novos tempos no Brasil. 

 

20.     Explique como a maça passou a ser comercializada com a marca Turma da Mônica e virou líder no mercado. 

 

21.     Diante de tanta intolerância ocorrida no Brasil e no mundo,  como Mauricio de Sousa, pretende despertar nas novas gerações uma maior aceitação do outro? 

  

22.     Leia a tirinha abaixo:  




 

                             https://pt.pokerstrategy.com/news/content/Tirinha-de-Poker-A-entrevista_100579/  

  

a)    Por que o texto acima é considerado uma entrevista (reportagem)?  

b)   Com base nas explicações feitas durante as aulas, responda qual a diferença entre notícia e reportagem?   

Nenhum comentário:

Postar um comentário